Política

Câmara de Vereadores de Umuarama retoma sessões ordinárias após recesso parlamentar

Fotos: Assessoria Câmara
Câmara de Vereadores de Umuarama retoma sessões ordinárias após recesso parlamentar
Redação
OBemdito
2 de agosto de 2022 16h02

As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Umuarama foram retomadas no primeiro dia do mês de agosto, após o fim do recesso parlamentar – regimentalmente previsto para todos os meses de julho. Desta forma, os encontros semanais voltam a acontecer todas as segundas-feiras a partir das 19h30.

Em julho não aconteceram sessões ordinárias, porém, os serviços do Poder Legislativo Municipal seguiram sem alterações, assim como os parlamentares apreciaram matérias em sessões extraordinárias e tiveram expediente em seus gabinetes habitualmente.

Devido ao período sem sessões, nessa segunda-feira houve grande publicação de matérias que irão tramitar na Casa. Também foram publicados requerimentos e diversas indicações.

Na pauta da ordem do dia, estavam quatro propostas, dentre as quais, o Projeto de Lei 43/2022, de autoria do vereador Mateus Barreto, aprovado por unanimidade em primeira discussão.

A matéria propõe que sejam incluídos no calendário oficial do Município os Jogos Inter Atléticas de Umuarama (Joia), promovidos no segundo semestre de cada ano, pela Liga das Atléticas de Umuarama (LAU).

A propositura também enfatiza que a LAU deverá informar a data do evento à Secretaria Municipal de Esportes, com antecedência mínima de 120 dias, além de informar que o Município participará do evento com a cessão dos espaços públicos esportivos a serem determinados pela secretaria municipal competente.

O vereador justifica a importância dos jogos, que desde 2015 são realizados em Umuarama. “São 13 associações atléticas participantes, inclusive de outras cidades, que disputam o Joia em 11 modalidades esportivas, promovendo a prática esportiva no ambiente acadêmico. Somam-se a isso as festas oficiais, com o intuito de integrar os acadêmicos de todas as instituições de ensino participantes, gerando renda dentro do Município de Umuarama, além da questão filantrópica, uma vez que são arrecadados alimentos junto aos ingressos vendidos, os quais são posteriormente repassados para as instituições da cidade”, destacou o vereador em mensagem anexa ao seu projeto.

OUTROS PROJETOS

Em seguida foram analisados dois projetos de decretos legislativos assinados pelo vereador Sorrisal – Amigo do Povo. O primeiro foi o Projeto de Decreto Legislativo 013/2022, denomina de Praça Romilde Alves de Souza a atual Praça “2”, localizada no Parque Colina Verde.

O outro projeto de autoria do vereador é o de Decreto Legislativo 15/2022, que denomina via pública. Ambas as matérias foram aprovadas por unanimidade em primeiro turno.

MOÇÃO DE APOIO

A Moção de Apoio ao Projeto de Lei nº 4240/2021, do vereador Fernando Galmassi foi o último conteúdo em apreciação, também aprovado por unanimidade.

O texto manifesta irrestrito apoio ao projeto que confere ao Município de Cruzeiro do Oeste o título de Vale Nacional dos Dinossauros. A matéria está em tramitação no Congresso Nacional e, uma vez aprovada, vai ajudar a projetar o nome da cidade vizinha a Umuarama.

(Assessoria Câmara Municipal)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.