Fotos: Diego Carvalho

Umuarama

Morador denuncia água esbranquiçada saindo de galeria que deságua no Lago Aratimbó

Morador denuncia água esbranquiçada saindo de galeria que deságua no Lago Aratimbó
Redação
OBemdito
22 de julho de 2022 17h46

Um morador de Umuarama procurou OBemdito para denunciar a água esbranquiçada de uma galeria que deságua no Lago Aratimbó, cartão postal da cidade. A situação foi registrada na tarde desta sexta-feira (22) e, apesar da coloração branca, a água não tinha odor. OBemdito manteve contato com a Prefeitura Municipal e com o escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT).

A Prefeitura divulgou a seguinte nota: “Denúncias desta natureza devem ser feitas pelo telefone 156, para geração de protocolo e acompanhamento. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente informa que tem conhecimento da situação e está averiguando as causas. Possivelmente são resíduos de lavagem de betoneira ou de tinta na região por onde passam as galerias pluviais. Assim que apurado o causador, serão tomadas as devidas providências”.

O chefe regional do IAT, Felipe Furquim, solicitou para a equipe de fiscalização ir até o lago e coletar a água. Pouco tempo depois a equipe fez a coleta para análise e identificação de que tipo de material estava sendo despejado na galeria.

Na sequência, os fiscais foram até um condomínio próximo para verificar se o lançamento estava acontecendo no local – tendo em vista que a galeria passa pelo conjunto residencial.

O resultado da análise da água deve ser divulgado posteriormente.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.