Umuarama

Missionários da Diocese de Umuarama retornam após 20 dias em terras amazônicas

Os 46 missionários da Diocese de Umuarama, que saíram para a Missão Igreja-Irmã no dia 1º de julho rumo à Diocese de Humaitá-AM, retornaram na última terça-feira (19). Essa é uma das principais atividades em comemoração ao Jubileu de Ouro (50 anos) da Diocese, que será celebrado em 2023.

O grupo missionário ficou 20 dias na Amazônia brasileira. Foram momentos de evangelização, oração e visitas nas comunidades ribeirinhas da cidade de Manicoré.

O objetivo da missão foi realizar uma atividade de presença de evangelizadores da Diocese de Umuarama, com suas experiências pastorais, à Diocese irmã de Humaitá. Há uma mútua colaboração de fé e um trabalho social entre as diferentes regiões, informou a assessoria da Diocese.

Com esse trabalho, as duas realidades ganham em conhecimento e experiência de serviço ao Reino de Deus. É muito importante que uma Diocese que celebra o seu Jubileu de Ouro tenha uma parte dessa festividade voltada para uma missão além de suas fronteiras.

A Irmã Dirce Gomes, coordenadora da missão, avaliou todo o trabalho realizado após o retorno. Ela disse que “foram momentos de muita graça, de intensa missão e de doação dos missionários, tanto de Umuarama, quanto locais. Eu diria que foi um sopro do Espírito Santo, que nos acompanhou em cada trabalho. Foi um momento de gratidão a Deus e de louvor pela presença e entrega dos missionários. Voltamos com o corpo marcado fisicamente por mutucas e os bichos de lá, mas, com a alma cheia de alegria”.

Rafael Bernardo Guerreiro, missionário da Paróquia São Sebastião de Altônia, explica que o local era simples, havia o predomínio do cultivo da mandioca e o cuidado com a terra.

“Já em outras comunidades, as casas ficam distantes umas das outras (até 5 quilômetros), há muita vegetação nativa entre elas, como: o açaí, a castanha, entre outras sementes, cujas culturas são preponderantes. São locais ricos em natureza, amor e carinho, mas, muito pobres, social e financeiramente. O acesso à informação também é precário. Porém, mesmo com essas dificuldades, há o sorriso no rosto das pessoas. Eu estou muito feliz em ter participado dessa missão! Ver como o amor de Deus se manifesta nos povos da Amazônia foi incrível”.

O Irmão Thiago, de Piauí, veio com o grupo de missionário para a Diocese de Umuarama e ficará alguns dias na Capital da Amizade. Para ele, a missão foi um período de vivência muito intensa como sempre é na Amazônia.

“A Igreja lá é diferenciada, uma Igreja onde fazemos a experiência de uma vida de fé, de amor, onde vemos a nossa pequenez e a grandeza do povo de Deus, que se manifesta na vida daquelas pessoas. Foi uma vivência muito forte, na qual só temos que agradecer e aprender, para levar no nosso dia a dia como realmente é ser cristão, ser igreja e como Deus quer que nós vivamos a nossa vida: indo ao encontro de tantos irmãos que necessitam. Gratidão à Diocese de Umuarama e a todos que fizeram parte desse projeto”, finaliza o missionário.

(Com Assessoria Diocese)

Redação

Recent Posts

Operação contra grupo liderado por influenciadora termina com oito prisões em Umuarama

A Operação Beverly Hills, deflagrada nesta quarta-feira (7) pela Polícia Civil do Paraná (PCPR), cumpriu…

4 minutos ago

Delegado revela detalhes de grupo que vendia cocaína por delivery em Umuarama

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) revelou nesta quarta-feira (7) detalhes da investigação que levou…

26 minutos ago

PCPR prende dois homens e recupera objetos furtados de residência em Umuarama

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante dois homens, ambos de 46 anos,…

54 minutos ago

Colégio Agrícola de Umuarama abre inscrições para alunos do ano letivo de 2027

O Colégio Agrícola Estadual de Umuarama abriu as inscrições para o ano letivo de 2027.…

1 hora ago

Flávio Bolsonaro diz que usará Congresso para mudar Constituição se for eleito

O candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (6) que pretende usar a…

2 horas ago

Motorista é abordado com CNH vencida e veículo irregular em Maria Helena

Um homem de 58 anos foi abordado pela Polícia Militar durante a noite no distrito…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais