Umuarama

Umuarama: Alunos da rede municipal de ensino voltam às aulas nesta quarta-feira

Cerca de 10 mil alunos retornam às aulas nesta quarta-feira (20), nas 42 escolas e centros de educação infantil da rede municipal de Umuarama.

Além da reabertura dos estabelecimentos de ensino, serão retomados o transporte escolar – que também atende aos alunos da rede estadual – e o fornecimento da merenda escolar. Já os quase 900 professores do município praticamente não pararam durante o período de férias.

Inclusive uma formação foi realizada nesta terça-feira (19), pela equipe da Secretaria Municipal de Educação. Os profissionais responsáveis por hora atividade nas disciplinas de educação física, história, artes e ensino religioso estiveram reunidos no campus 3 da Universidade Paranaense (Unipar), enquanto os professores de sala das outras matérias realizaram a formação nas respectivas unidades educacionais.

“Oferecemos mais esta atividade de assessoramento pedagógico ao docente (APD) como formação obrigatória, dentro das ações previstas no calendário escolar. O objetivo foi auxiliar os professores no planejamento e preparação da volta às aulas, especialmente para saberem administrar melhor as dificuldades que surgiram o fim da pandemia e a volta das aulas presenciais”, explicou a secretária da Educação, Mauriza de Lima Menegasso.

Na avaliação da secretaria, os dois anos de atividades remotas deixaram bem evidente a importância das aulas presenciais. “Ficou claro para todos o quanto a escola fez falta na vida dos alunos. Nesse período da pandemia notamos um aumento do deficit de aprendizagem, houve prejuízo também para a disciplina de estudo e até na questão motora percebemos que houve uma regressão”, explicou a secretária.

A volta às aulas presenciais trouxe desafios e tem exigido avaliações e ajustes constantes na conduta, porém também mostrou a alegria dos alunos em retornar à escola, rever os colegas, professores e o ambiente escolar.

“A convivência é extremamente importante até para desenvolver a linguagem e a interação, com a mediação do professor. Percebemos o quanto o aluno valoriza a sua escola, o contato com a sala, os colegas e as aulas em si. Apesar dos desafios, tem sido muito gratificante esse retorno e estamos fazendo o possível para recuperar o tempo e o aprendizado comprometidos na pandemia”, completou Mauriza Menegasso.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Motociclista colide em defensa metálica da PR-082 e é socorrido pelo helicóptero do Samu

Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…

12 minutos ago

Surto psicótico mobiliza PM e Samu no Jardim Morumbi, em Altônia

Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…

39 minutos ago

Jovem empina moto na frente da PM e tem veículo apreendido em Iporã

Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…

55 minutos ago

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

1 hora ago

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

15 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais