Foto: Assessoria PMU

Umuarama

Umuarama: Alunos da rede municipal de ensino voltam às aulas nesta quarta-feira

Foto: Assessoria PMU
Umuarama: Alunos da rede municipal de ensino voltam às aulas nesta quarta-feira
Redação
OBemdito
19 de julho de 2022 19h29

Cerca de 10 mil alunos retornam às aulas nesta quarta-feira (20), nas 42 escolas e centros de educação infantil da rede municipal de Umuarama.

Além da reabertura dos estabelecimentos de ensino, serão retomados o transporte escolar – que também atende aos alunos da rede estadual – e o fornecimento da merenda escolar. Já os quase 900 professores do município praticamente não pararam durante o período de férias.

Inclusive uma formação foi realizada nesta terça-feira (19), pela equipe da Secretaria Municipal de Educação. Os profissionais responsáveis por hora atividade nas disciplinas de educação física, história, artes e ensino religioso estiveram reunidos no campus 3 da Universidade Paranaense (Unipar), enquanto os professores de sala das outras matérias realizaram a formação nas respectivas unidades educacionais.

“Oferecemos mais esta atividade de assessoramento pedagógico ao docente (APD) como formação obrigatória, dentro das ações previstas no calendário escolar. O objetivo foi auxiliar os professores no planejamento e preparação da volta às aulas, especialmente para saberem administrar melhor as dificuldades que surgiram o fim da pandemia e a volta das aulas presenciais”, explicou a secretária da Educação, Mauriza de Lima Menegasso.

Na avaliação da secretaria, os dois anos de atividades remotas deixaram bem evidente a importância das aulas presenciais. “Ficou claro para todos o quanto a escola fez falta na vida dos alunos. Nesse período da pandemia notamos um aumento do deficit de aprendizagem, houve prejuízo também para a disciplina de estudo e até na questão motora percebemos que houve uma regressão”, explicou a secretária.

A volta às aulas presenciais trouxe desafios e tem exigido avaliações e ajustes constantes na conduta, porém também mostrou a alegria dos alunos em retornar à escola, rever os colegas, professores e o ambiente escolar.

“A convivência é extremamente importante até para desenvolver a linguagem e a interação, com a mediação do professor. Percebemos o quanto o aluno valoriza a sua escola, o contato com a sala, os colegas e as aulas em si. Apesar dos desafios, tem sido muito gratificante esse retorno e estamos fazendo o possível para recuperar o tempo e o aprendizado comprometidos na pandemia”, completou Mauriza Menegasso.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.