Foto: Danilo Martins/OBemdito

Cotidiano

Filhote de gato-maracajá é capturado por moradores na zona rural de Umuarama; assista

O animal – também conhecido como gato-do-mato – será entregue aos cuidados do IAT

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Filhote de gato-maracajá é capturado por moradores na zona rural de Umuarama; assista
Redação
OBemdito
19 de julho de 2022 09h43

Moradores de Umuarama se surpreenderam, na tarde desta segunda-feira (18), ao encontrar um filhote de gato-maracajá (Leopardus wiedii), também conhecido como gato-do-mato, gato-peludo ou maracajá-peludo em sua propriedade na zona rural da cidade.

Segundo informações, a mulher e seu filho conseguiram capturar o animal com um passaguá – uma espécie de ferramenta de pesca parecida com uma rede -, e entregá-lo aos cuidados do Batalhão de Polícia Ambiental de Umuarama (BPAmb), a Força Verde.

Segundo informações, o animal – que aparentava ser bastante arisco – será entregue aos cuidados do Instituto Água e Terra (IAT) de Umuarama que cuidará do filhote e fará sua soltura no tempo correto novamente na natureza.

Assista o vídeo do filhotinho:

Sobre a espécie

gato-maracajágato-do-matogato-peludo ou maracajá-peludo (nome científico: Leopardus wiedii) é um pequeno felino nativo da América Central e América do Sul. Solitário e noturno, vive principalmente em florestas perenes e decíduas.

Até a década de 1990, os gatos-maracajás eram caçados ilegalmente para o comércio de animais selvagens, resultando numa grande diminuição da população. Desde 2008, foi listado como quase ameaçado na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) porque acredita-se que a população esteja diminuindo devido à perda de habitat após o desmatamento.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.