Foto: Assessoria PMU

Saúde

Covid: Vacinas para crianças de 3 a 5 anos ainda não têm previsão de chegada a Umuarama

Secretário de Saúde disse que ainda não houve comunicação oficial do Ministério da Saúde para iniciar o processo

Foto: Assessoria PMU
Covid: Vacinas para crianças de 3 a 5 anos ainda não têm previsão de chegada a Umuarama
Redação
OBemdito
18 de julho de 2022 18h24

Desde a última quarta-feira (13), quando a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou a liberação do uso emergencial do imunizante da Coronavac para crianças entre 3 a 5 anos, a Secretaria Municipal de Saúde tem recebido diversos telefonemas de pessoas questionando a data em que o município abrir a vacinação para este público.

Porém, segundo informações da Divisão de Vigilância em Saúde, não há previsão para início da imunização em Umuarama.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), apenas seis capitais brasileiras devem iniciar a vacinação nesta segunda-feira (18) – Belém (PA), Boa Vista (RR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Salvador (BA) e São Luís (MA).

“Assim como outros municípios paranaenses, ainda não fomos comunicados sobre a autorização do MS para iniciarmos o processo com a Coronavac existente nos estoques. A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) também não recebeu nenhuma notificação e aguarda a orientação oficial para a operacionalização da vacinação nesse novo grupo”, informa Herison Cleik da Silva Lima, secretário municipal de Saúde.

Segundo ele, o Instituto Butantan pediu a liberação da aplicação da vacina contra o coronavírus em crianças de 3 a 5 anos, com duas doses da Coronavac, no intervalo de 28 dias, exclusivamente para crianças que não são imunossuprimidas.

“Nós [da Secretaria Municipal de Saúde] seguimos rigorosamente o Plano Nacional de Operacionalização Vacinação contra a Covid-19 (PNOVC) do Ministério da Saúde. E as ampliações de novas faixas etárias só são feitas quando a Sesa repassa as recomendações às Regionais de Saúde”, detalha.

Vacinas disponíveis

O cronograma de vacinação contra o coronavírus em Umuarama segue nesta terça-feira (19) na unidade local do Sest Senat, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h, para todos os públicos autorizados pelo PNOVC. Há primeira dose (D1) para todas as pessoas com idade acima de 5 anos e segunda dose (D2) Coronavac, Pfizer, Astrazeneca e Pfizer Pediátrica (crianças de 5 a 11 anos).

Serão disponibilizadas ainda terceira dose (D3, também chamadas de 1º Reforço) e quarta dose (D4, ou 2º Reforço) com Janssen, Coronavac, Pfizer ou Astrazeneca. “Lembrando que a D4 no momento está sendo disponibilizada para pessoas de 40 anos ou mais. Também para os trabalhadores da saúde, da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos com idade acima de 18 anos”, especifica o secretário.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.