Foto: CDC/ Brian W. J. Mahy

Saúde

Paciente com suspeita de varíola dos macacos está em tratamento em Umuarama

Ao todo, o estado acumula 10 casos confirmados e 11 sob investigação

Foto: CDC/ Brian W. J. Mahy
Paciente com suspeita de varíola dos macacos está em tratamento em Umuarama
Redação
OBemdito
18 de julho de 2022 11h08

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta segunda-feira (18) mais quatro casos de Monkeypox (conhecida popularmente como varíola dos macacos) em Curitiba. Atualmente há um caso sob investigação em Umuarama, de um paciente residente do estado de São Paulo.

Agora, o Paraná soma 10 diagnósticos positivos para a doença, todos registrados na Capital. Os pacientes são homens com idades entre 25 e 38 anos e possuem histórico de viagem ou contato com caso confirmado.

Há ainda outros 11 casos em investigação nos municípios de Curitiba (7), Foz do Iguaçu (1), Londrina (1) e Maringá (1), além de um caso de um residente do estado de São Paulo que está em tratamento médico na cidade de Umuarama. O Paraná já descartou nove casos nas cidades de Campina Grande do Sul (1), Cascavel (1), Curitiba (3), Maringá (1), Pinhais (1), Ponta Grossa (1) e São José dos Pinhais (1).

As amostras de todos os pacientes foram coletadas e encaminhadas para o Laboratório Central do Estado (Lacen/PR), responsável pela articulação com o Ministério da Saúde para envio ao Laboratório de referência para casos desta doença, em São Paulo.

TRANSMISSÃO – A varíola do macaco é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas, além das lesões na pele, envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

(Redação e AEN)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.