Foto: Assessoria PMU
Com cerca de 7 mil moradores e apenas 14 casos confirmados até o momento, a região da Unidade Básica de Saúde (UBS) Bem-Estar, na Zona VI, é uma ‘ilha’ dentro do surto de dengue que toma conta de Umuarama.
Das 18 UBS da cidade, 17 enfrentam uma escalada de casos que deixa a cidade em estado de alerta. Nesta semana mais 42 pessoas tiveram exames positivos para a doença, elevando o acumulado do ano epidemiológico para 1.461 casos.
A situação é mais crítica nas regiões do Centro de Saúde Escola (CSE), com 356 contaminados, Jardim Panorama (191), Guarani/ Anchieta (152), Posto Central (110) e Jardim Cruzeiro (101). À exceção do Bem-Estar, todas as UBS registram surto de dengue – a doença já chegou a 105 bairros, praças e outros logradouros da cidade.
Nesta semana foram lançadas 280 notificações de suspeita de dengue (já são 3.213 desde agosto do ano passado), das quais 1.461 foram confirmadas e 1.723 foram descartadas, enquanto 29 seguem em investigação.
Oito pacientes tiveram dengue com sinais de alarme, três desenvolveram dengue grave e duas pessoas morreram em decorrência dos sintomas da doença, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
O povoado de Nova Jerusalém e os distritos de Lovat e Santa Eliza também enfrentam surto, enquanto Serra dos Dourados continua com baixa incidência de casos. Nos distritos de Roberto Silveira e Vila Nova União ainda não houve registros positivos.
Com base no último levantamento rápido do índice de infestação predial pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, o Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental vai intensificar as ações de combate na região do antigo poliesportivo, que apresentou números mais preocupantes.
A UBS San Remo teve um índice de infestação de 5,1% nos imóveis (o aceitável é abaixo de 1%). Nos dias 18 e 19 a comunidade será orientada por meio de carros de som a descartar nas calçadas os recicláveis, móveis velhos e materiais que possam acumular água.
Na quarta-feira (20), uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos fará o recolhimento dos resíduos com caminhões. Outros bairros que tiveram infestação acima do recomendável foram o Parque Industrial (2%), Sonho Meu (1,6%), Bem-Estar (1,2%) e Guarani/ Anchieta (1,1%).
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais