Foto: Afonso Meneses
Cientistas registraram o primeiro caso de “anaconda mutante” do mundo. Trata-se de uma sucuri-verde (Eunectes murinus), porém de cor amarelada. A mutação de pigmento do animal é a primeira ocorrência observada, e foi flagrada na cidade de Belém, no Pará.
A mudança de cor faz parte de uma mutação bastante específica, chamada Xantismo. “A sensação de fotografar esse réptil foi muito bacana. Ver o bicho de coloração totalmente diferente e poder publicar o primeiro registro do mundo faz a gente perceber o quanto ainda temos para descobrir sobre a nossa fauna”, relata o biólogo Afonso Meneses.
Para o profissional, o mais impressionante é que o réptil tenha sido descoberto em sua fase adulta. Em seu entendimento, a pigmentação diferente do animal dificulta o seu trabalho de camuflagem em seu ambiente nativo.
A cobra mede cerca de 2,5 metros e pesa sete quilos.
O réptil foi avistado por Afonso durante uma expedição para estudo de cobras na América do Sul. “Eu estava fazendo meu mestrado e ele desenvolvendo um trabalho de doutorado sobre sucuris na mesma região. A gente foi para um serpentário que fica a 30 quilômetros de Belém pra levantar dados da pesquisa dele. Foi quando soubemos que a cobra de cores pálidas havia sido encontrada no centro da cidade”, expõe.
A sucuri foi resgatada por equipes do Batalhão de Polícia Ambiental de Belém em uma área urbana da cidade, em 2020. Porém o registro inédito só foi publicado esta semana pelo Herpetological Review nesta semana.
Devido à coloração atípica, sua sobrevivência na natureza acaba comprometida, portanto ela foi encaminhada ao Centro de Herpetologia da Amazônia para estudos futuros.
(Redação e TN Online)
O governo federal publicou nesta sexta-feira (25) a Medida Provisória nº 1.394/2026. O texto proíbe…
Uma jovem de 24 anos ficou ferida após o Jeep Compass que dirigia bater na…
Para uma família, uma creche nova não é apenas uma obra. É a possibilidade de…
A Polícia Militar recolheu sete veículos durante uma fiscalização da Operação Lei Seca 2026 em…
Um idoso de 75 anos foi agredido pelo próprio sobrinho na tarde de sexta-feira (25),…
O 25º Batalhão de Polícia Militar apreendeu 19 motocicletas durante uma fiscalização de trânsito realizada…
Este site utiliza cookies
Saiba mais