Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Central Farmacêutica adquire nova câmara de conservação de medicamentos

Mais de 500 pacientes dependem da insulina distribuída na Central Farmacêutica de Umuarama. E como trata-se de um medicamento que […]

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Central Farmacêutica adquire nova câmara de conservação de medicamentos
Redação - OBemdito
Publicado em 9 de julho de 2022 às 17h15 - Modificado em 9 de julho de 2022 às 17h15
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

Mais de 500 pacientes dependem da insulina distribuída na Central Farmacêutica de Umuarama. E como trata-se de um medicamento que necessita de equipamento para refrigeração, a administração municipal acaba de adquirir uma câmara de conservação Biotecno Conserving Life, de 1.200 litros, com recursos disponibilizados pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde).

De acordo com a chefe da Divisão de Assistência Farmacêutica, Camila Bertolin de Oliveira, a câmara de conservação é uma das mais modernas do mercado e possui um sistema de segurança com baterias que suportam até 24 horas sem energia elétrica.

“Isso é algo realmente importe, já que o equipamento abriga um insumo delicado, que salva vidas. Os medicamentos termolábeis necessitam ser mantidos em temperatura entre 2 a 8 graus para que preservem suas características físicas e químicas, responsáveis por preservar as propriedades e integridade do medicamento intactas”, detalha a responsável pela coordenação do setor.

Como recomendado pelo Ministério da Saúde, a câmara de conservação (geladeira para medicamentos) possui porta de visualização de conteúdo em vidro, alarme acoplado, freezer horizontal para condicionamento de bobinas de gelo reciclável e gerador de energia.

“Ela foi adquirida após a realização de processo licitatório, com recursos do IOAF (Incentivo da Organização da Assistência Farmacêutica), com o objetivo de estruturar a Assistência Farmacêutica municipal”, detalha Camila.

O secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, destaca ainda que o objetivo é realizar melhorias constantes na infraestrutura e nos processos da Assistência Farmacêutica, de modo a cumprir a legislação sanitária vigente.

“Estamos sempre observando os processos de boas práticas farmacêuticas nas etapas de seleção, programação, aquisição, recebimento, armazenamento, distribuição e dispensação de medicamentos, entre outras”, frisa.

A Central Farmacêutica da Secretaria Municipal da Saúde atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h e fica na Travessa Euclides Pelacani (no antigo prédio do Fórum).

“Devido à grande procura por parte dos usuários, o atendimento é organizado por meio de senhas que contam com horários delimitados para distribuição. Na parte da manhã, as senhas são entregues até as 10h45 e, no período da tarde, até as 16h15”, esclarece Camila, acrescentando que o telefone para informações é o (44) 3906-1192.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.