Foto: Ricardo Trindade/OBemdito

Umuarama

Umuarama tem crescimento na arrecadação de ISSQN no primeiro trimestre

Dados da ferramenta que gerencia o imposto mostra aumento de 12% na arrecadação em relação ao mesmo período de 2020

Foto: Ricardo Trindade/OBemdito
Umuarama tem crescimento na arrecadação de ISSQN no primeiro trimestre
Redação
OBemdito
21 de junho de 2021 07h01

A arrecadação de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) em Umuarama cresceu 12,1% no primeiro trimestre de 2021 (janeiro a março), comparado ao mesmo período de 2020. O valor arrecadado em 2021 foi de R$ 6,8 milhões. Os dados são da GissOnline, plataforma de arrecadação do município, desenvolvida pela Eicon.

O setor de Serviços inclui os segmentos de construção civil, turismo, bares e restaurantes, academias e serviços financeiros, como bancos, entre outros.

Outros dados positivos são o crescimento de 13% no número de empresas abertas no 1º trimestre do ano. Entre janeiro e março de 2021 foram abertos 510 novos negócios, ante 452 no período pré-pandemia. Já o fechamento de empresas recuou 1% no período. No primeiro tri de 2021, 95 empresas fecharam no município, em 2020 esse número foi 96.

O ISSQN é o principal imposto sobre o setor de Serviços, um dos mais afetados pela paralização das atividades devido à pandemia de Covid-19.

“O aumento da arrecadação em plena segunda onda da pandemia é uma notícia que traz um pouco de otimismo em meio ao cenário por qual passamos. As ações positivas da prefeitura, como a recuperação de créditos, a fiscalização e o gerenciamento tributário foram as grandes responsáveis por isso”, diz Luiz Alberto Rodrigues, CEO da Eicon. “O aumento da abertura de empresas e principalmente a queda no número de encerramento no período sinaliza, também, a confiança do empreendedor na economia da cidade”, completa.

(Assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.