Foto: Prefeitura de Umuarama

Umuarama

Centro de Pesquisa em Educação oferece apoio a professores da rede municipal

Foto: Prefeitura de Umuarama
Centro de Pesquisa em Educação oferece apoio a professores da rede municipal
Redação
OBemdito
2 de julho de 2022 17h22

A prefeitura municipal visitou, na manhã desta quinta-feira (30), a infraestrutura e a equipe do Centro Municipal de Desenvolvimento e Pesquisa em Educação (CMDPE), que opera nas antigas instalações da Escola Municipal Evangélica, que atualmente tem como missão dar suporte para 900 professores da rede.

Através desses professores, cerca de 10 mil alunos da educação infantil e Ensino Fundamental I em Umuarama são atendidos diariamente.

No local são preparados os projetos, aulas e materiais de apoio para uso em sala de aula, um trabalho que contribui para a organização e garante mais qualidade ao ensino ofertado às crianças.

“Temos 18 profissionais – incluindo a equipe do projeto Biblioteca Itinerante – que periodicamente recebem professores para formações e elaboração dos planos de interações e brincadeiras, além de planos de ensino para as turmas do Infantil 4 ao 5º ano”, explicou a secretária municipal da Educação, Mauriza de Lima Menegasso.

A equipe é composta por professores selecionados pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa faz parte da RPC (Rede Pedagógica Colaborativa), que auxilia nas rotinas organizadas semanalmente, e é constituída por todos os docentes da rede.

“O trabalho de planejamento é iniciado no centro e desenvolvido em todas as escolas do município, com as adequações que cada professor faz de acordo com a realidade dos estudantes que atende”, explicou a secretária.

O CMDPE é constituído por três salas de formação e um auditório que comporta até 200 professores no mesmo espaço. As salas e o auditório são utilizados em datas agendadas para a realização de formações da Educação Infantil e dos estudos específicos. Também é o local que recepciona as coordenadoras pedagógicas das escolas e CMEIs para as reuniões de alinhamento ao longo do ano letivo.

O centro é o espaço físico da Secretaria Municipal de Educação que contribui para a consolidação de uma educação de qualidade aos estudantes de Umuarama, completou a secretária Mauriza Lima, “pois possibilita que as pesquisas e formações de professores aconteçam com a frequência necessária para a demanda de atendimento dos milhares de estudantes do infantil 4 ao 5º ano da rede municipal de ensino”.

(Redação e Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.