Umuarama

Alunos conhecem o aterro sanitário de Umuarama e aprendem sobre educação ambiental

Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Senador Souza Naves conheceram nesta semana detalhes do funcionamento do aterro sanitário, que recebe diariamente mais de 80 toneladas de lixo, coletadas em todas as ruas e bairros de Umuarama (sede e distritos).

“É um volume bem expressivo, que demanda muitos cuidados e trabalho com o manejo, a destinação correta dos resíduos e a preservação do ambiente”, disse a chefe da Divisão de Atero Sanitário, Rafaela Moreira, que conduziu as visitas.

Os alunos foram divididos em dois grupos – pela manhã a visita foi feita pelo 5º ano A e à tarde pelo 5º B, sob a supervisão da professora de Ciências, Gisele Sapatini, e da diretora do Souza Naves, Carolina Martins Ferreira.

Os grupos conheceram as células de deposição de resíduos orgânicos, volumosos, da construção civil, de corte e poda de árvores e também a reciclagem, executada pelos associados da Cooperativa dos Trabalhadores na Reciclagem de Resíduos de Umuarama (Cooperuma).

Rafaela destacou que é importante conhecer para preservar. “A educação ambiental é fundamental para os alunos e a comunidade entenderem que a separação de materiais recicláveis do lixo orgânico ajuda a aumentar a via útil do aterro”, apontou.

A célula de armazenamento atual, que começou a ser utilizada em 2017, tem sua vida útil estimada para pelo menos mais ano. Por isso, o município já prepara a construção de uma nova célula.

“A produção de lixo aumenta praticamente a cada dia. Por isso, é muito importante que a população ajude a cuidar do aterro colocando para a coleta diária apenas os resíduos orgânicos. Os recicláveis devem ser separados adequadamente e colocados para a coleta específica, que é semanal”, reforçou o secretário do Meio Ambiente, Rubens Sampaio.

Na visita os alunos se depararam com um bando de araçaris castanhos – uma espécie de tucano que se alimenta de frutos e insetos.

“A condição ambiental do aterro é boa e as árvores mantidas no seu entorno atraem muitas aves”, completou o secretário, destacando que as visitas são importantes não apenas para os alunos, como também para o município. No período da tarde (foto abaixo) os alunos foram conduzidos pelo professor Júlio e pela coordenadora da escola, Cristalina Aparecida Pizze.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

21 minutos ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

43 minutos ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

1 hora ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

12 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

13 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais