Umuarama

Pequeno produtor pode participar do Programa + Frutas; inscrições terminam nesta quinta-feira

Pequenos produtores e agricultores familiares ainda podem se inscrever para garantir participação no Programa + Frutas, que será lançado pela Prefeitura de Umuarama na próxima quinta-feira (30).

Criado depois de uma extensa pesquisa de campo, que considerou fatores climáticos, características do solo e a ‘vocação’ dos agricultores, a iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura chega com a perspectiva de aumentar a renda e atender a grande demanda do mercado local e regional.

Basta lembrar que a maior parte das frutas vendidas nas feiras e supermercados da cidade, bem como adquirida pelo município para programas sociais e a merenda escolar, vem de outras cidades e até de Estados distantes do Paraná.

“Esse grande mercado pode ser atendido pelos nossos produtores com a oferta de frutas de qualidade, sem o alto custo do frete. Para isso eles terão apoio total da administração municipal”, afirmou o prefeito Hermes Pimentel.

O secretário de Agricultura, Cleverson Alvarenga, destaca que a meta do programa é envolver um grande número de produtores para transformar Umuarama em polo regional de frutas, aproveitando as boas condições e os incentivos do município.

“Nesta primeira etapa queremos contar com pelo menos 82 pequenos agricultores para cultivar uma área mínima de 28 hectares. A terra terá irrigação, acompanhamento técnico e mudas selecionadas, para melhorar a produtividade”, anunciou.

Os produtores interessados podem se inscrever junto à Secretaria da Agricultura (pelo link https://forms.gle/336vUCEsJVHxWGP39). Eles terão, à disposição, mudas de abacaxi, banana, laranja, mexerica, goiaba, mamão, maracujá, morango e uva.

O programa conta com a participação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR), a Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama (Cooperu).

A Prefeitura disponibilizará serviço de hora/máquina para o preparo do solo, insumos (como calcário) e mudas frutíferas de alto padrão. O IDR/PR participará com assistência técnica e eventuais financiamentos, através de programas estaduais.

Os projetos de irrigação ficarão a cargo da UEM e a Cooperu disponibilizará a estrutura para comercialização dos produtos. O Senar oferecerá cursos de capacitação aos produtores.

(Com assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

17 minutos ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

38 minutos ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

1 hora ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

1 hora ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

2 horas ago

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

13 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais