Foto: Divulgação/Alep
A Comissão Especial de Investigação da Assembleia Legislativa do Paraná que apura irregularidades na fila da vacinação no Estado esteve nesta quinta-feira (27) na cidade da Lapa, em diligência na Prefeitura Municipal.
Na reunião com o prefeito Diego Ribas, os deputados Delegado Francischini (PSL), presidente da Comissão, e Nelson Justus (DEM) entregaram à administração municipal documentos que apontam fraudes na imunização a partir do cruzamento de dados da Controladoria Geral da União e do Estado, Tribunal de Contas do Paraná e denúncias encaminhadas pela sociedade à Comissão Especial.
Na cidade, o CPF de um homem foi usado na vacinação no dia 25 de fevereiro deste ano. De acordo com o atestado de óbito, essa pessoa faleceu no dia 18 de março de 2016, aos 85 anos. Na relação de vacinados disponibilizada pela Prefeitura consta a imunização.
Os deputados também repassaram ao prefeito denúncias de nove casos de fura-fila, alguns envolvendo servidores públicos. A Prefeitura já apura estas irregularidades e repassou as informações à Comissão. Todos os documentos colhidos na diligência serão agora analisados e repassados do Ministério Público do Paraná.
Sobre a divulgação de nomes e documentos, Francischini afirmou que a investigação está em curso e antecipar dados seria imprudente e injusto com pessoas inocentes. “Estamos tendo muito cuidado com a divulgação de nomes porque pode haver falsas denúncias. Sabemos que aqui há um trabalho sério e trazer informações é importante para o próprio poder municipal tomar as medidas cabíveis”, ponderou Francischini.
Ouvida na diligência desta manhã, a secretária de Saúde, Gabriela Sampaio disse que vai colaborar para que tudo seja esclarecido. “Quero reforçar a nossa responsabilidade, acompanhado de perto e orientando as equipes focando nessas orientações”, disse Gabriela Sampaio.
“A fiscalização é importante porque os critérios do Plano Nacional de Imunização levam em conta exatamente quem tem mais riscos. Vai chegar a vez de todos”, finalizou Francischini.
Também participou da reunião a coordenadora de Vigilância em Saúde, Josiele Cadena.
Amaral (PSB) e Michele Caputo (PSDB). Os suplentes são os deputados Emerson Bacil (PSL), Artagão Junior (PSB), Paulo Litro (PSDB), Tadeu Veneri (PT), Anibelli Neto (MDB) e Galo (PODE).
(Assessoria/Alep)
Homem de 47 anos foi flagrado dirigindo com a CNH suspensa durante fiscalização da Polícia…
A Estrada Dias, em Umuarama, recebeu 56 luminárias de LED. A obra integra um pacote…
Os moradores de Umuarama começaram esta quarta-feira (8) enfrentando uma das manhãs mais frias do…
Operação das polícias Civil e Militar cumpriu mandados em Alto Piquiri. Um homem foi preso…
Mulher escapou de uma tentativa de roubo ao chegar em um condomínio no Jardim das…
Um homem de 31 anos morreu após um grave acidente envolvendo um carro, um caminhão…
Este site utiliza cookies
Saiba mais