Foto: Divulgação/Alep

Política

Comissão Especial denuncia vacinação de morto e fura-fila no Paraná

O CPF de um homem foi usado na vacinação no dia 25 de fevereiro deste ano

Foto: Divulgação/Alep
Comissão Especial denuncia vacinação de morto e fura-fila no Paraná
Redação
OBemdito
28 de maio de 2021 20h36

A Comissão Especial de Investigação da Assembleia Legislativa do Paraná que apura irregularidades na fila da vacinação no Estado esteve nesta quinta-feira (27) na cidade da Lapa, em diligência na Prefeitura Municipal.

Na reunião com o prefeito Diego Ribas, os deputados Delegado Francischini (PSL), presidente da Comissão, e Nelson Justus (DEM) entregaram à administração municipal documentos que apontam fraudes na imunização a partir do cruzamento de dados da Controladoria Geral da União e do Estado, Tribunal de Contas do Paraná e denúncias encaminhadas pela sociedade à Comissão Especial.

Na cidade, o CPF de um homem foi usado na vacinação no dia 25 de fevereiro deste ano. De acordo com o atestado de óbito, essa pessoa faleceu no dia 18 de março de 2016, aos 85 anos.  Na relação de vacinados disponibilizada pela Prefeitura consta a imunização.

Os deputados também repassaram ao prefeito denúncias de nove casos de fura-fila, alguns envolvendo servidores públicos. A Prefeitura já apura estas irregularidades e repassou as informações à Comissão. Todos os documentos colhidos na diligência serão agora analisados e repassados do Ministério Público do Paraná.

Sobre a divulgação de nomes e documentos, Francischini afirmou que a investigação está em curso e antecipar dados seria imprudente e injusto com pessoas inocentes. “Estamos tendo muito cuidado com a divulgação de nomes porque pode haver falsas denúncias. Sabemos que aqui há um trabalho sério e trazer informações é importante para o próprio poder municipal tomar as medidas cabíveis”, ponderou Francischini.

Ouvida na diligência desta manhã, a secretária de Saúde, Gabriela Sampaio disse que vai colaborar para que tudo seja esclarecido. “Quero reforçar a nossa responsabilidade, acompanhado de perto e orientando as equipes focando nessas orientações”, disse Gabriela Sampaio.

“A fiscalização é importante porque os critérios do Plano Nacional de Imunização levam em conta exatamente quem tem mais riscos. Vai chegar a vez de todos”, finalizou Francischini.

Também participou da reunião a coordenadora de Vigilância em Saúde, Josiele Cadena.

Amaral (PSB) e Michele Caputo (PSDB). Os suplentes são os deputados Emerson Bacil (PSL), Artagão Junior (PSB), Paulo Litro (PSDB), Tadeu Veneri (PT), Anibelli Neto (MDB) e Galo (PODE).

(Assessoria/Alep)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.