Umuarama

Audiência discute alterações para agilizar o atendimento do sistema Fila Única

A Secretaria Municipal de Educação promoveu uma audiência pública com o objetivo de discutir propostas de alterações nos critérios do Programa Fila Única, na noite da última quarta-feira (22), na Câmara de Vereadores de Umuarama.

A reunião foi aberta pela secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, e contou com a participação da equipe da secretaria, da promotora da Vara de Infância e Juventude do Ministério Público do Paraná, Fernanda Bertoncini Menezes, da defensora pública do Estado, Ana Luisa Imoleni Miola, dos vereadores Fernando Galmassi e Cristiane Gimenes e representantes da sociedade civil.

As propostas de alterações buscam viabilizar e agilizar o atendimento ao público-alvo do programa, bem como reorganizar as faixas de valores de renda familiar e a possibilidade de transferência escolar no decorrer do período letivo.

“São algumas adequações práticas com o objetivo de melhorar o instrumento de triagem e distribuição das vagas nas unidades educacionais do município para essa faixa etária”, detalhou Mauriza.

Entre os critérios de prioridade do Fila Única, destinados a democratizar o acesso à educação infantil do município, o primeiro é atender crianças cujos pais ou responsáveis legais trabalhem. O segundo é priorizar crianças atendidas por programas sociais e, na sequência, crianças cuja família tenha menor renda e crianças cuja inscrição no programa tenha antecedido às demais.

“Além das propostas de alterações também houve uma sugestão de inclusão para o caso de irmãos que tenham sido convocados e encaminhados para unidades escolares diferentes. Caso seja possível, diante da existência de vaga, será feira a transferência escolar para uma das unidades educacionais escolhidas pelo responsável”, completou a secretária.

Sanadas as dúvidas dos participantes, as alterações foram aprovadas e a audiência encerrada.

O Fila Única estabelece e regula os critérios para o cadastramento de crianças na Educação Infantil de Umuarama. A secretária da Educação levou as propostas de aperfeiçoamento do programa ao prefeito Hermes Pimentel, membros do Conselho Tutelar, vereadores, o procurador-geral Renan William de Deus Lima e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ivo Galdino da Silva.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia Independente de Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

15 minutos ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

39 minutos ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

60 minutos ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

1 hora ago

Munição é encontrada na Avenida Paraná em Maria Helena

Polícia Militar recolhe cartucho calibre .38 encontrado por morador na tarde de quarta-feira (3)

2 horas ago

Jovens são presos por desobediência e tráfico de drogas no Dom Pedro II

Situação ocorreu após denúncia anônima de venda de substâncias próximo a uma creche e a…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais