Umuarama

Atenção! Agentes de trânsito testam sistema para monitorar tempo de uso das vagas de curta duração

Para assegurar o respeito aos critérios de utilização das vagas de curta duração, que possibilitam um estacionamento rotativo sem a cobrança de taxas na região central de Umuarama, a Diretoria de Trânsito – órgão da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana/ Sestram – está implantando um sistema que permite o monitoramento do tempo de parada dos veículos nas vagas demarcadas.

Por meio de um aplicativo instalado no PDA (assistente digital pessoal, semelhante a um celular) utilizado pelos agentes de trânsito é possível registrar com foto o tempo de permanência nas vagas. O sistema está em fase de testes, mas os resultados são considerados excelentes.

O foco inicial é sempre a orientação. “Caso o condutor esteja próximo do veículo, ele é orientado sobre o uso do pisca alerta e o tempo máximo de utilização da vaga, que é de 30 minutos”, explicou o inspetor de trânsito da Guarda Municipal, Alberto Cavalcante.

Porém, caso os agentes percebam que o tempo foi excedido ou que o pisca não foi acionado, o veículo torna-se passível de notificação. “Com o aplicativo e as fotos o agente tem como comprovar a irregularidade. Da mesma forma o condutor tem a possibilidade de defesa, caso queira contestar a notificação”, acrescentou o inspetor.

SISTEMA

Com o PDA o agente de trânsito fotografa o veículo, documenta o local e o início da utilização da vaga e monitora o período regulamentar. Caso o tempo não seja respeitado, o equipamento agiliza o preenchimento do auto de infração.

Poucos agentes poderão monitorar um grande número de vagas de curta duração ao mesmo tempo, com a utilização desse sistema. “Mais uma vez reforçamos que o objetivo principal da fiscalização é manter a rotatividade, para que mais veículos possam utilizar as vagas e desta forma visitar e comprar no nosso comércio sem ter que pagar pelo estacionamento”, alerta o secretário municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Elizeu Vital da Silva.

“Apenas condutores que desrespeitarem a sinalização estarão sujeitos à autuação. Basta ficar atento que ninguém terá problema”, acrescenta. Umuarama conta hoje com aproximadamente 420 vagas de curta duração, das quais em torno de 350 estão no centro comercial da cidade.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Nível da água do Rio Paraná está 1 metro acima do normal nos Portos Camargo e Figueira; com vídeos

Com as chuvas das últimas semanas, o nível da água no Rio Paraná está, pelo…

56 minutos ago

Em ofensiva contra as apostas, cerca de 13,2 mil sites de bets ilegais são bloqueados

O governo federal informou nesta terça-feira (6) que já pediu o bloqueio de 13.241 sites…

2 horas ago

PM prende duas mulheres por tráfico na região da antiga rodoviária e apreende crack

A Polícia Militar (PM) prendeu duas mulheres por tráfico de drogas na região da antiga…

2 horas ago

PGR encaminha ao STF parecer favorável à retomada de visitas de Flávio Bolsonaro ao pai

Jair Bolsonaro está impedido de receber o senador em prisão domiciliar

3 horas ago

Umuarama: Bandidos furtam Hilux de homem que estava pernoitando em hospital

Bandidos furtaram uma Toyota Hilux branca, ano 2021, enquanto o proprietário pernoitava em um hospital…

3 horas ago

Clínica de Fisioterapia da Unipar começa a receber pacientes do SUS em Umuarama

A Clínica-Escola de Fisioterapia da Universidade Paranaense (Unipar), em Umuarama, começou a receber pacientes da…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais