Paraná

Deputado propõe que estabelecimentos tenham fraldário para crianças, idosos e pessoas com deficiência

O deputado Michele Caputo (PSDB) assinou um projeto de lei 265/2022 que está tramitando na Assembleia Legislativa do Paraná e determina que estabelecimentos privados com grande circulação de público disponibilizem um fraldário acessível para atender crianças, idosos e pessoas com deficiência.

A proposta abrange ginásios, estádios desportivos, casa de espetáculos, cinemas, supermercados, hipermercados, shopping centers, casas de festas e lugares semelhantes. A medida explica que o local deverá ser reservado em banheiros femininos ou masculinos ou, alternativamente, em local acessível para todos os sexos.

No local, deverá também, de acordo com a proposição, possuir acessibilidade para pessoas em cadeira de rodas, através de bancada e/ou maca fixa portátil para troca de fraldas, adequado para tamanho adulto e equipado com material de higienização de mãos, em condições suficientes para que o processo seja correto e seguro.

“A inclusão requer, sobretudo, o preparo da própria sociedade para que sejam alcançados resultados de sucesso, sendo necessário acabar com o constrangimento e dificuldade na troca de fraldas da pessoa com deficiência da ou pessoa idosa, que muitas vezes as impedem de sair de casa para o simples convívio social, dificultando a rotina de se ter uma vida como a de qualquer outra pessoa”, explica Michele, em declaração.

O descumprimento prevê multa no valor de 100 Unidades Padrão Fiscal do Paraná (UFP/PR) e de 300 UFP/PR em caso de reincidência. Cada UPF/PR, em valores atualizados de junho de 2022, segundo a Secretaria de Estado da Fazenda, corresponde a R$ 127,31. Os recursos oriundos das multas aplicadas por descumprimento ao disposto na presente Lei serão destinados às ações e políticas públicas estaduais relacionadas às pessoas com deficiência.

O projeto inda precisa ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça antes de ir para votação em plenário, além das demais comissões permanentes da Casa.

(Redação e Assessoria Alep)

Redação

Recent Posts

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

46 minutos ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

1 hora ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

2 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

2 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

2 horas ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais