Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito

Paraná

Copel: Conta de luz terá reajuste de 1,58% para clientes residenciais do Paraná

Outros clientes atendidos pela Copel também terão reajustes na tarifa de energia elétrica. Confira na reportagem

Foto: Jaqueline Mocellin/OBemdito
Copel: Conta de luz terá reajuste de 1,58% para clientes residenciais do Paraná
Redação
OBemdito
21 de junho de 2022 15h35

Os clientes residenciais da Copel vão ter reajuste de 1,58% na tarifa de energia elétrica a partir do dia 24 de junho, definiu a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (21). Esses clientes representam 82,3% do total de consumidores atendidos pela companhia. 

A Aneel é o órgão regulador federal que calcula a tarifa de energia elétrica de cada estado e comunica às distribuidoras, que aplicam o ajuste uma vez ao ano. De acordo com a Copel, em 2022, até agora, o Paraná tem o menor reajuste do Brasil na conta de luz.

Para outros 10,6% dos clientes da Copel atendidos em baixa tensão, dentre eles estabelecimentos comerciais e de serviços, o reajuste na tarifa será de 2,07%. Já, na média, a tarifa de energia da Copel aumentará 4,90% – esta média inclui clientes atendidos também em alta tensão, os chamados grandes consumidores. 

PIS/Confis

A Copel informa que o reajuste médio ficou abaixo da inflação. Nos últimos 12 meses, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), dado também utilizado pela Aneel para determinar a tarifa, subiu 11,73%. 

A companhia divulgou que, para que o ajuste ficasse abaixo da inflação, foram abatidos na sua composição créditos do PIS/Confis oriundos de ação judicial vencida pela Copel, já reconhecidos e que têm previsão de restituição nos próximos 12 meses pelo governo federal à companhia, além da redução da Conta de Desenvolvimento Energético, cujo valor anual é fixado pela Aneel.

(Redação e Assessoria Copel)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.