Foto: Assessoria PMU

Umuarama

Prefeitura de Umuarama terá ponto facultativo nesta sexta-feira pós feriado

Foto: Assessoria PMU
Prefeitura de Umuarama terá ponto facultativo nesta sexta-feira pós feriado
Redação
OBemdito
15 de junho de 2022 11h31

O Dia de Corpus Christi, um dos dias de guarda mais importantes da tradição católica, comemorado nesta quinta-feira, 16, é considerado feriado municipal em Umuarama.

Conforme a Lei Municipal 2.046/1997, os feriados religiosos (que também incluem a Sexta-Feira Santa e os dias de São Francisco de Assis e da Assunção de Nossa Senhora), “em respeito à tradição e ao sentimento religioso do povo umuaramense, serão comemorados no próprio dia em que constarem no calendário oficial, sendo vedada a transferência para outras datas”.

Já a sexta-feira (17), será ponto facultativo na administração municipal, como estabelece o decreto 157/2022. Considerando o feriado de Corpus Christi, o prefeito Hermes Pimentel determinou o fechamento das repartições públicas municipais. Portanto, não haverá atendimento regular à população, podendo ser estabelecido plantão a critério do órgão ou entidade da administração pública direta ou indireta.

Terão atendimento normal (ou em sistema de plantão) os serviços funerários, varrição de ruas, coleta de lixo, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária e outros serviços considerados essenciais, que não podem sofrer paralisação. Durante os dois dias não haverá aulas das escolas municipais e centros de educação infantil.

Saúde

O atendimento será prestado no Pronto Atendimento 24h, que funcionará normalmente. Já as unidades básicas de saúde (UBS) fecham na quinta e haverá atendimento médico, odontológico e vacinação de rotina na sexta-feira, 17, das 7h às 17h (sem intervalo para o almoço) em quatro pontos de referência.

A UBS Cohapar III atenderá aos usuários locais e das unidades Lisboa, Cidade Alta, Cohapar II e Centro Saúde Escola. Na UBS Vitória Régia serão atendidos o público local e pacientes do San Remo, Parque Industrial, Outro Branco e Sonho Meu.

O Posto Central também atenderá moradores do 26 de Junho, Cohapar I, Jardim Panorama e distritos. E a UBS Guarani/Anchieta prestará atendimento à comunidade do Primeiro de Maio, Parque das Jabuticabeiras e UBS Bem-Estar, além dos próprios usuários.

Anivesário

Dentro da programação do 67º aniversário de Umuarama, nesta quinta e na sexta-feira haverá etapas classificatórias do Festival de Música Capital da Amizade (Femucam) a partir das 20h, no Centro Cultural Vera Schubert, com as eliminatórias dos estilos popular e sertanejo. O festival continua no sábado, 18, com apresentação das bandas e termina no domingo, com as finais também às 20h, no mesmo local.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.