Foto: Danilo Martins/OBemdito

Política

Jovens da rede estadual assistem à palestra sobre segurança nas urnas e combate à desinformação

O evento também contou com a presença do Desembargador Wellington Emanuel Coimbra, Presidente do TRE/PR

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Jovens da rede estadual assistem à palestra sobre segurança nas urnas e combate à desinformação
Redação
OBemdito
14 de junho de 2022 14h01

Alunos matriculados no ensino médio da rede estadual tiveram a oportunidade de participar do 8º ENCOSEGUE – Encontro Regional de Combate à Desinformação, Fomento à Inteligência e à Segurança do Processo Eleitoral e das Urnas Eletrônicas. O evento foi realizado na manhã desta terça-feira (14) no auditório da Prefeitura de Umuarama.

O encontro contou com a presença do Desembargador Wellington Emanuel Coimbra, o atual Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), que assumiu o cargo em fevereiro deste ano (2022). Para ele, o projeto é importante para mostrar para a população o funcionamento do processo eleitoral bem como a transparência em que ele é submetido.

“O eleitor paranaense não merece votar sem o conhecimento da verdade”, afirmou o presidente. “Nossa missão é dizer ao eleitor que tenha tranquilidade na hora do voto e não seja maculado o seu exercício da cidadania, ou seja, o seu exercício do direito de votar”, completou.

Assista:

Outro tópico abordado foi o combate à disseminação de notícias falsas e/ou desinformação, as chamadas “Fake News”, que tem causado uma série de questionamentos infundados sobre a transparência e até sobre a validade das eleições.

Além de explicar e demonstrar ao público como funciona o processo eleitoral, a palestra também mostrou a parte mecânica do funcionamento das urnas eletrônicas. A explicação visava ilustrar como as urnas são equipamentos seguros e auditáveis.

Preenchendo os demais assentos do auditório, estavam os alunos dos colégios cívico-militares de Umuarama. A presença dos estudantes foi importante para esclarecer arestas para os jovens que, caso sejam maiores de 16 anos, poderão estar exercendo o direito do voto nas eleições que se aproximam em outubro deste ano.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.