Foto: Danilo Martins/OBemdito

Saúde

Funcionários da Viação Umuarama organizam caravana de doação de sangue

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Funcionários da Viação Umuarama organizam caravana de doação de sangue
Redação
OBemdito
14 de junho de 2022 13h39

Em celebração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, os funcionários da Viação Umuarama organizaram, nesta terça-feira (14), uma caravana de doações ao Hemonúcleo de Umuarama. O Projeto “O Amor Corre Nas Veias” surgiu após a empresa tomar conhecimento sobre as baixas nos números de bolsas de sangue dos últimos meses.

Segundo as organizadoras Jennifer Aveiro e Adna Cristina, a descoberta aconteceu durante a leitura de uma matéria alertando para os níveis críticos das doações na cidade e na região. Motivados por essa descoberta e tentando incentivar outros a praticarem o ato de solidariedade que o projeto foi encabeçado pelas realizadoras.

Somente nesta terça-feira 21 colaboradores da empresa se disponibilizaram a comparecer ao Banco de Sangue e contribuir para salvar vidas. O gesto foi muito apreciado pelo Hemonúcleo, que ultimamente tem passado por momentos de muita angústia devido aos baixos estoques de bolsas.

OBemdito também conversou com Lucineia Aguiar, que administra a instituição há cerca de 12 anos. De acordo com ela, em todos os seus anos trabalhando, o último mês de maio foi o pior que ela pôde se lembrar. Neste período foram coletadas somente 366 bolsas, o que pode até parecer muito aos que não acompanham os números do Hemonúcleo, porém a baixa foi tão significativa que se fez necessário buscar 220 bolsas em outras regiões, tendo em vista que a demanda continua alta em Umuarama.

Ainda de acordo com Lucineia, para suprir a necessidade por bolsas na região, seria necessário que houvessem 30 doações por dia, porém a média ultimamente tem se mantido em 20 doações. Ela espera que ações como a realizada pela Viação Umuarama sirva de exemplo para motivar novas pessoas a essa atitude tão anônima, porém tão necessária.

Quem pode doar?

Os homens podem doar sangue a cada dois meses, quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano. Depois de coletado, o sangue é fracionando e processada a separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio).

Entre os requisitos, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade com autorização e presença do responsável legal.

O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

Como doar?

As doações podem ser agendadas no site do Hemepar PR clicando aqui. Com o agendamento a pessoa é atendida com dia e hora marcada.

O Hemonúcleo em Umuarama fica na Avenida Manaus, 4444, na região do Centro Cívico. O horário de atendimento para doações é o seguinte:  08h as 11h30 _ 13h30 as 15h30. O telefone para contato: (44) 3621-8307.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.