Fotos: Danilo Martins/OBemdito
Os professores de Umuarama estão concentrados desde o início da manhã desta segunda-feira (13), do lado de fora do prédio e no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. A categoria convocará uma assembleia na quarta-feira (15) para decidir sobre um novo movimento de greve.
O grupo faz pressão pela retirada do projeto encaminhado pelo prefeito para análise e votação da Câmara, que concede o pagamento do piso nacional aos professores, entre outras providências.
A presidente do sindicato dos servidores públicos de Umuarama (Sispumu), Ligia Strugala Bezerra, classificou a medida como “tratoraço” contra o plano de carreira dos professores. A esperança dos profissionais da educação é que a comissão observe que “o projeto só pode ser alterado no intervalo de 36 meses”.
“A última alteração do plano foi em 2020, portanto, a proposta é inconstitucional. O plano de carreira deve passar obrigatoriamente por uma comissão formada pela categoria, isso não aconteceu. Os vereadores precisam analisar esses pontos, ou o prefeito que tome consciência e retire o projeto”, argumentou Lígia.
De acordo com o sindicato, 99% dos professores do município deixaram suas atividades nesta segunda-feira para participar do ato de protesto, deixando grande parte das escolas de Umuarama sem aula.
“Emitimos um comunicado com antecedência à Secretaria Municipal de Educação informando aos pais sobre a suspensão das aulas devido a adesão dos professores ao movimento”, completou Lígia.
A categoria não descarta uma assembleia para discutir um novo movimento de greve semelhante ao ocorrido no mês passado.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais