Fotos: Assessoria Câmara

Política

Entrega de títulos de Cidadão Honorário de Umuarama é marcada por emoção

Fotos: Assessoria Câmara
Entrega de títulos de Cidadão Honorário de Umuarama é marcada por emoção
Redação
OBemdito
10 de junho de 2022 16h53

A Câmara Municipal de Umuarama reconheceu, na noite da última quinta-feira (09), mais quatro filhos ilustres da terra. Foi uma noite cheia de emoção, com a presença de amigos e familiares dos homenageados.

Em solenidade marcada pela presença de familiares, amigos e autoridades, o Poder Legislativo Municipal concedeu título de Cidadão Honorário ao Dr. Everaldo Baptista de Azevedo, ao Capitão Namur Hamilton Zandoná – comandante do 2º Pelotão da 2ª Companhia do Batalhão de Fronteira (BPFron); ao Dr. Sandro Gregório da Silva e ao senhor Washington Alves da Silva.

A solenidade foi aberta pelo presidente Fernando Galmassi, e pelo Prefeito Hermes Pimentel. Ambos agradeceram em nome da sociedade umuaramense, o brilhante trabalho e empenho dos homenageados, que, em suas áreas de atuação, colaboraram para a melhoria do município. O protocolo de entrega dos títulos contou com a leitura do currículo dos agraciados e posteriores manifestações de vereadores e os titulados.

O início da titulação se deu com a temática Saúde, com a concessão da honraria ao Dr. Everaldo Baptista de Azevedo, que é natural do Rio de Janeiro e chegou a Umuarama em 1966. A autoria da honraria é do vereador Ronaldo Cruz Cardoso.

Com grande emoção, ela enfatizou a personalidade marcante do pai, que, por meio de seu ofício, ajudou a muitas famílias do município, principalmente os mais necessitados. Ela também endossou a satisfação e gratidão para com a Câmara de Umuarama pelo reconhecimento.

Da saúde, a temática migrou para a segurança, momento em que o Capitão Namur Hamilton Zandoná, natural de Curitiba e mudou-se para Umuarama município, designado para o comando geral da Polícia Militar e, em 14 anos, se tornou uma referência de conduta e de compromisso para com a segurança pública. Passou por diversos postos da Polícia e no presente momento comanda o 2º Pelotão da 2ª Companhia do Batalhão de Fronteira (BPFron).

A autora do projeto que resultou na honraria é a ex-vereadora Maria Ornelas, que não pode comparecer ao evento por motivos profissionais e também pediu para que Flávia Azevedo a representasse, transmitindo sua mensagem de afeto e gratidão ao Capitão.

A justiça e os direitos do cidadão vieram logo em seguida, quando da titulação do advogado Sandro Gregório da Silva, que é de Uniflor/PR. Desde 2004 atua na área jurídica da cidade, tendo assumido a coordenação do Procon municipal no ano de 2009, onde permaneceu por oito anos, tendo sido nomeado Secretário de Defesa do Consumidor em 2012.

Em seu trabalho, inúmeras conquistas, principalmente para os consumidores mais desamparados. Também foi responsável pela criação da única sede própria de um Procon no Paraná, com investimentos de R$ 2,5 milhões da própria pasta.

O autor da honraria é o vereador Sorrisal Amigo do Povo, que ao discursar reiterou sua admiração por Gregório, principalmente por seu trabalho em garantir justiça aos consumidores desamparados, servido de exemplo para Umuarama e diversas cidades e estados brasileiros.

Para encerrar a noite de homenagens, a arte dominou o plenário Germano Norberto Rudner, quando o primeiro professor de violão de Umuarama, Senhor Washington Alves da Silva recebeu sua honraria.

Além do primeiro professor de violão, também foi o primeiro barbeiro da cidade, uma vez que desembarcou nas terras locais em 1955, quando Umuarama nascia. Aos 95 anos, dedicou 70 deles à música e seu nome certamente ficará marcado para sempre na história de Umuarama.

O presidente Fernando Galmassi, autor do projeto que homenageou o músico, reforçou todo o sentimento de gratidão que a cultura e a música umuaramense têm para com ele.

Ao final da leitura de cara currículo, os agora filhos da terra, discursaram emocionados e reforçaram sua gratidão pela concessão da honraria e também de todas as pessoas que os ajudaram em sua jornada profissional, em especial à família e os amigos. O evento também marcou o retorno das sessões solenes da Câmara Municipal de Umuarama, que não aconteciam desde 2020 por conta da pandemia.

Confira aqui os currículos dos homenageados.

(Assessoria Câmara)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.