Professores da rede municipal em ato grevista em frente à Prefeitura, no final de abril (FOTO/ARQUIVO: DANILO MARTINS)
O prefeito Hermes Pimentel informou que deve encaminhar nesta sexta-feira (9) para análise e votação na Câmara de Vereadores a proposta pela qual o município assegura que nenhum professor da rede municipal receberá salário menor que o piso nacional, estabelecido pelo governo federal.
Inicialmente, conforme o prefeito, devem ser incluídos no plano 396 professores, tanto efetivos quanto contratados temporariamente por PSS (processo seletivo simplificado). Para garantir o piso, conforme Pimentel, o município aumentará em R$ 194.397,73 mensais o investimento em custeio da folha de pagamento do magistério municipal, incluindo o abono adicional, 13º salário, férias e demais encargos.
“Ainda não é o ideal que os professores merecem, mas é o que a Prefeitura pode oferecer neste momento para que ninguém receba menos que o piso nacional. Assim que o projeto for aprovado será imediatamente sancionado e passará a valer, garantindo o piso nacional aos nossos professores”, disse o prefeito.
Serão incluídos nesta primeira etapa 221 professores efetivos com carga de 20h semanais e 71 de 40h, bem como 37 contratados por PSS de 20h e 77 de 40h. O valor do abono será reduzido à medida que o professor for progredindo na carreira, até deixar de ser pago quando o valor dos vencimentos superar o piso nacional.
O magistério de Umuarama entrou em greve no final de abril. Ao todo, o município tem 800 profissionais na área de educação municipal. Eles tiveram que voltar ao trabalho por decisão do Tribunal de Justiça do Paraná, sem a garantia do piso nacional. Foram vários protestos em frente à Prefeitura. O Sindicato da categoria ainda não se manifestou sobre o projeto do prefeito.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais