Foto: Assessoria Uopeccan

Saúde

Uopeccan realiza primeiro tratamento endoscópico avançado no hospital de Umuarama

Foto: Assessoria Uopeccan
Uopeccan realiza primeiro tratamento endoscópico avançado no hospital de Umuarama
Redação
OBemdito
12 de junho de 2022 07h53

Foi realizado o primeiro caso de tratamento endoscópico de lesão neoplásica colorretal no Hospital Uopeccan de Umuarama no último fim de semana, o que representa mais um passo em direção ao futuro para a instituição.

O procedimento, que se chama ESD (Dissecção Endoscópica de Submucosa), está sendo implementado no hospital e contou com a equipe da endoscopia do hospital (Dr. Alecio Rampazzo e Dr. Paulo Scarpante) e em apoio o médico endoscopista do Hospital Nossa Senhora das Graças de Curitiba, Dr. Rafael William Noda, expert e referência estadual nesta técnica.

De acordo com o endoscopista digestivo do Hospital Uopeccan de Umuarama Alécio Rampazzo, a técnica é menos invasiva ao paciente: “conseguimos ressecar lesões e tumores precoces de maneira completa por endoscopia, propiciando uma recuperação mais rápida ao paciente. Outra aplicação muito importante é para as lesões de reto baixo, que em casos selecionados pode se evitar cirurgias e o uso de colostomia, proporcionando uma melhor qualidade vida”

O profissional ainda ressalta: quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de realizar o procedimento. “Todo paciente deve realizar a primeira colonoscopia a partir de 45 anos de idade e seguir com exames periódicos conforme a indicação de seu médico”.

No caso tratado, a paciente era uma mulher de 68 anos.

(Assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.