Foto Danilo Martins/Obemdito

Umuarama

Motoristas invadem ciclovia para furar bloqueio para obras em Umuarama

Moradores procuraram OBemdito para denunciar o abuso no trânsito

Foto Danilo Martins/Obemdito
Motoristas invadem ciclovia para furar bloqueio para obras em Umuarama
Jaqueline Mocelin
OBemdito
29 de maio de 2021 14h22

Na última quarta-feira (26) a Prefeitura de Umuarama interditou parte da avenida Portugal para obras de duplicação. Trata-se de um trecho da avenida, que inicia nas proximidades do Clube Português. A interrupção do fluxo deve durar alguns dias e os motoristas precisam usar vias alternativas.

Porém, não foi bem isso que aconteceu. Apesar de sinalização da Umutrans e orientação por parte da Guarda Municipal, muitos motoristas (com carros e moto) furaram o bloqueio usando a ciclovia, trazendo risco para ciclistas e pedestres que usam a via especial.

Moradores procuraram OBemdito para denunciar o fato e demonstrar temor pelo risco imposto aos ciclistas e pedestres. Uma senhora, que reside nas imediações do Atacadão, manteve contato com o site. “A Prefeitura fechou a pista e os condutores dos carros furam o bloqueio subindo na ciclovia, onde pedestres fazem suas caminhadas. Tá assim o dia todo hoje, logo teremos acidente. Isso é muito sério. Tô bem assustada”, disse.

OBRAS

Na manhã de quarta-feira a Prefeitura de Umuarama se manifestou sobre a obra.  “A Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação prevê que entre esta quarta e quinta-feira o trecho entre o Atacadão e a Rua Monteiro Lobato seja bloqueado para execução de galerias e dispositivos de drenagem. Todas as sinalizações e mobilizações estão sendo feitas para orientar os condutores e garantir a segurança”.

Para quem precisa ir para Maria Helena ou acessar os bairros Bandeirantes, Alphaville, Jardim Cruzeiro, Ouro Preto, Córrego Longe ou a Estrada Jaborandi a orientação é para que sejam utilizadas rotas alternativas.

Ainda de acordo com a Prefeitura, o trecho novo não está liberado para uso. “É importante lembrar que obra conta com recursos do governo do Estado (Paranacidade), portanto está na dependência de liberações e aprovações do governo”, explicou a assessoria.

A Guarda Municipal (GM) está orientando os motoristas e salienta que é necessário redobrar a atenção por conta da sinalização temporária.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.