Umuarama

Justiça manda Facebook reativar conta de pré-candidato bolsonarista em Umuarama

Justiça manda Facebook reativar conta de pré-candidato bolsonarista em Umuarama
Marcos de Oliveira
OBemdito
8 de junho de 2022 10h53

A conta do pré-candidato a deputado estadual Giuliano Turetta (PROS), de Umuarama, está bloqueada pelo Facebook desde 15 de abril. A rede social retirou do ar o perfil do advogado sem apontar motivos específicos e se limitou a informar que a conta teria violado os padrões da comunidade virtual.

Após recorrer da decisão, a Justiça concedeu a antecipação de tutela, que permitiu a Turetta retomar sua conta com todos os arquivos e informações digitais já postados. Porém, a decisão ainda não foi cumprida pela Meta, proprietária do Facebook.

O descumprimento da determinação judicial por parte da empresa implica em multa diária de R$ 1.000. A decisão, que tem 15 dias úteis para ser cumprida, foi do juiz da Comarca de Umuarama, Marcelo Pimentel Bertasso. O Facebook foi citado na última segunda-feira (6).

Turetta, que por enquanto segue impedido de fazer postagens, comemorou a decisão judicial e disse que sempre respeitou as regras da plataforma e jamais abrirá mão do direito da liberdade de expressão.

“Sempre respeitei as regras da plataforma, e ser banido, sem saber por qual publicação, é abuso de direito, o que é vedado em nosso ordenamento jurídico, além de se aplicar nesse tipo de relação, o Código de Defesa do Consumidor”, comentou.

Bolsonarista por convicção, o pré-candidato afirmou que tem ouvido lideranças empresariais, dos bairros e servidores públicos.

“Sou um político conservador e defendo os costumes tradicionais e a economia liberal e estarei apoiando e tenho dialogado com lideranças de vários segmentos e apoio as reeleições da deputada federal Aline Sleutjes e do presidente Jair Bolsonaro”.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.