Foto: Freepik

Brasil

Nordeste e Sul são as regiões do Brasil com os casamentos mais duradouros, aponta IBGE

Foto: Freepik
Nordeste e Sul são as regiões do Brasil com os casamentos mais duradouros, aponta IBGE
Redação
OBemdito
18 de junho de 2022 17h07

Casar, além de ser uma união voluntária entre duas pessoas que desejam construir uma família, é também sobre respeitar e entender o jeito do outro. De acordo com dados das Estatísticas do Registro Civil – Divórcios 2020, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) neste ano, o tempo médio de duração de um casamento antes do divórcio caiu no Brasil de quase 16 anos (15,9) em 2010 para pouco mais de 13 anos (13,3) em 2020.

É comum casais passarem por momentos difíceis e crises ao longo do tempo, mas querer resolver a situação e planejar um futuro com a pessoa amada são alguns dos segredos para longevidade no amor. A mesma pesquisa aponta que Sul e Nordeste são as regiões do País em que os casamentos mais duram antes de chegar ao fim. Em 2020, esses números eram de 14,7 anos e 14,2 anos, respectivamente.

“Para fazer com que a relação tenha a verdadeira felicidade e harmonia, muitas pessoas têm recorrido a caminhos alternativos para renovar as energias da união. Uma dessas vias é acreditar na espiritualidade e unir a saúde mental à fé. É possível tornar sinérgico o cuidado com a saúde mental por meio da terapia e com a crença na espiritualidade para vencer os obstáculos amorosos”, explica Maicon Paiva, especialista em relacionamentos e fundador do Espaço Recomeçar.

Muitas pessoas se surpreendem ao ver casais com casamentos duradouros, como se a longevidade de uma relação fosse algo impossível. Todos mudam ao longo dos anos, onde passam a acreditar no que antes não acreditavam, onde se abrem a uma nova visão sobre o mundo, e compreendem que o amor verdadeiro pode sobreviver e resistir às crises de uma forma saudável, enérgica e harmoniosa.

Diante disso, Maicon Paiva, especialista em relacionamentos da Casa de Apoio do Espaço Recomeçar, dá 5 dicas para ter um casamento tranquilo e harmonioso, propiciando uma união duradoura:

1. Converse sempre

Todo relacionamento deve haver, sempre, o diálogo. Certifiquem-se de que o outro saiba do que te incomoda, assim como procure saber o que incomoda no outro. Ouvir o outro é um exercício muito importante para essa reconexão e isso deve ser feito com muita empatia, pois nem sempre os problemas têm o mesmo peso um para o outro.

2. Procure desacelerar

Diante das nossas responsabilidades, traumas, cobranças e tudo que possa nos conturbar mentalmente, procure desacelerar para não descontar as vibrações negativas no outro. Entenda que ele(a) também tem seus problemas e que não merece ouvir palavras que machucam. Ao desacelerar, você consegue ouvir melhor e tudo tende a melhorar.

3. Se fortaleça espiritualmente

As energias negativas podem afetar a vida amorosa e uma das melhores formas para enfrentar uma crise no casamento é com a ajuda espiritual. A realização do Casamento Espiritual, por exemplo, proporciona boas vibrações, energias positivas e bloqueia tudo que possa interferir negativamente na união de um casal, fazendo voltar a ser como no início, com mais amor, respeito e reciprocidade. Se você já estiver separado do seu amor, a Amarração Amorosa pode lhe ajudar. Tudo feito de forma coerente e com a aceitação espiritual.

4. Fuja da rotina

Qualquer atividade em casal é bem-vinda na relação. Ao frequentar academia, aula de dança ou qualquer outra atividade, o casal começa a sentir cada vez menos o impacto da rotina. Sentir a presença do(a) parceiro(a) nos projetos de vida é uma forma de fidelizar a relação de forma amorosa, reconhecendo que deseja continuar ao lado do outro.

5. Faça surpresas

É preciso falar o óbvio! Mesmo amando o companheiro(a), você precisa externar o que sente, quebrando qualquer tipo de insegurança que, porventura, exista na relação. Falar do que sente e dizer o quanto a pessoa amada é importante na sua vida é uma forma bem efetiva de harmonizar a relação a qual faz parte.

Para viver com a pessoa amada por mais tempo, Maicon Paiva, fundador do Espaço Recomeçar e que já atendeu mais de 35 mil pessoas, orienta o casal no YouTube e também no site! Acesse aqui e conheça mais!

(Reportagem: Queissada Comunicação)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.