Foto: Assessoria PMU

Saúde

Umuarama recebe terceira dose de vacina contra covid para adolescentes

Foto: Assessoria PMU
Umuarama recebe terceira dose de vacina contra covid para adolescentes
Assessoria Prefeitura
OBemdito
6 de junho de 2022 14h39

A Secretaria de Saúde de Umuarama acaba de confirmar que recebeu novas doses de vacina contra covid-19 e influenza (gripe) e, nesta terça-feira (7) vai disponibilizar imunizantes para novos públicos. No caso da covid, a mudança é que haverá terceira dose para adolescentes com idade entre 12 e 17 anos incompletos. Já para influenza a principal alteração é a inclusão do grupo de adultos de 40 anos ou mais.

Lilia Simeire Silva Hidalgo, responsável pelo setor de vacinas, o cronograma de vacinação contra influenza também inclui os trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a 12 anos incompletos (11 anos, 11 meses e 29 dias), adolescentes de 12 anos a 17 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas, professores do Ensino Básico e Superior e idosos com 60 anos ou mais.

“Caminhoneiros também fazem parte deste público, assim como os profissionais das forças armadas e de segurança e salvamento”, detalha, lembrando que os grupos prioritários por profissão devem levar documentos que comprovem o vínculo profissional (veja grupo completo clicando aqui).

Contra covid-19 chegaram vacinas para primeira dose (D1) para todas as pessoas acima de 12 anos, segunda dose (D2) Coronavac – para pessoas com idade acima de 12 anos e imunossuprimidos que fizeram a primeira dose no dia 10 de maio – e D2 Pfizer para pessoas com idade acima de 12 anos, incluindo imunossuprimidos que fizeram a primeira dose dia 17 de maio ou em datas anteriores.

O cronograma de vacinação contra covid em Umuarama segue com a disponibilização da terceira dose (D3) para todas as pessoas com idade entre 12 e 17 anos que fizeram a segunda dose com Coronavac ou Pfizer dia 7 de fevereiro ou em datas anteriores, além de pessoas imunossuprimidas com idade entre 12 e 17 anos com a segunda dose no dia 12 de abril ou datas anteriores. “E, claro, teremos a D3 para adolescentes de 12 a 17 anos 11, meses e 29 dias”, explica.

Ela informa ainda que o município não recebeu a quarta dose (D4) – ou reforço. Pelo presente instrumento particular de compra e venda,

Neste terça-feira a vacinação contra covid-19 será na sede local do Sest Senat, que fica na avenida Dr. Angelo Moreira da Fonseca nº 791 (em frente ao Pronto Atendimento e Posto de Saúde Central, próximo à Delegacia).

“É muito importante que as pessoas tomem as vacinas, tanto contra covid quanto contra influenza. Ainda mais agora com a chegada do inverno, período em que aumentam as infecções respiratórias”, pontua Lilia, destacando que o atendimento no Sest Senat é das 8h às 11h e das 13h30 às 16h.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.