Foto: Divulgação BPFron

Paraná

Batalhão de Polícia de Fronteira do Paraná completa 10 anos de existência

O BPFRON é a unidade especializada da Polícia Militar do Paraná que atua no combate aos crimes de fronteira

Foto: Divulgação BPFron
Batalhão de Polícia de Fronteira do Paraná completa 10 anos de existência
Redação
OBemdito
6 de junho de 2022 09h53

Criado em âmbito estadual por meio do decreto 4.905, de 6 de junho de 2012, o Batalhão foi pioneiro na aplicação de policiais militares na Estratégia Nacional de Segurança das Fronteiras (ENAFRON) por meio do emprego de uma unidade policial militar especializada em atividades específicas de Preservação da Segurança Pública na região de Fronteira.

Inaugurado oficialmente em 25 de julho de 2012, o BPFRON completa em 2022 dez anos de existência. A sede do Batalhão está situada no município de Marechal Cândido Rondon e tem companhias em Guaíra, Santo Ântonio do Sudoeste, além da 1º companhia que também pertence a cidade-sede.

A faixa de fronteira e atuação do BPFRON compreende uma parcela de 139 municípios do Paraná, o que corresponde a mais de um terço de todo o Estado. O BPFRON conta também com pelotões especializados no policiamento náutico e emprego de cães, destacando-se a nível nacional pela sua competência no desempenho da função.

De 2012 pra cá o batalhão expandiu fortemente em atuação operacional. Hoje, os policiais militares do BPFRON, altamente treinados e especializados no policiamento de fronteira, no combate diário a criminalidade na região fronteiriça do Estado, possuem novo fardamento, adquirido nos últimos anos com o apoio da Justiça Federal da Comarca de Guaíra, equipamentos com alta tecnologia, viaturas e embarcações para auxiliar nos trabalhos dos policiais militares na atuação policial, com recursos advindos do Estado do Paraná e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Operando de forma conjunta com outras unidades da Polícia Militar do Paraná e de modo integrado com Instituições Externas como as Forças Armadas, a Polícia Federal, a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal e a Receita Federal, com apoio da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, O Batalhão atingiu números extraordinários nos indicadores de atuação na região de fronteira nesses 10 anos, registrando neste período apreensão de mais de 160 toneladas de drogas; registrando cem toneladas somente nos últimos três anos.

E em dez anos de trabalho, o BPFron apresentou os seguintes resultados:

  • A apreensão e retirada de circulação de mais de 1.000 armas de fogo e 36 mil munições;
  • A recuperação de aproximadamente 700 veículos que foram furtados ou roubados do cidadão brasileiro e estrangeiro;
  • A apreensão de mais de 46 toneladas de defensivos agrícolas que adentravam clandestinamente no território nacional;
  • A apreensão de quase 130 milhões de maços de cigarro;
  • Sendo, detidas ainda, 5.122 pessoas relacionadas a esses crimes transnacionais.

Isso tudo impactando diretamente em uma cadeia criminosa, interrompendo ciclos e causando prejuízo a criminalidade. Os números são extremamente positivos e servem como motivação e combustível para a continuidade das ações e operações policiais na região de fronteira.

Nessa década de existência, contabiliza-se que este Batalhão da Polícia Militar do Paraná causou um prejuízo estimado ao crime organizado que nos próximos dias atingira a marca de R$1 bilhão de reais.

(Assessoria BPFron – Batalhão de Polícia de Fronteira)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.