Foto: DETRAN/PR

Paraná

Fusca de 1965 recebe a primeira placa preta de colecionadores do Paraná

Foto: DETRAN/PR
Fusca de 1965 recebe a primeira placa preta de colecionadores do Paraná
Agência Estadual
OBemdito
2 de junho de 2022 13h03

O diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Adriano Furtado ajudou na estampagem da primeira placa preta padrão Mercosul em um veículo de coleção. A cerimônia aconteceu durante evento promovido na manhã desta quarta-feira (1º) pelo Sindicato das Empresas Estampadoras de Placas Automotivas do Estado do Paraná (Seepa/PR), em Curitiba.

O veículo que recebeu a placa foi um Volkswagen/Fusca, ano 1965, de propriedade do Antônio Carlos Domanski Junior. “O retorno da placa preta foi uma conquista, melhor caracterizando os veículos de coleção. Pra mim foi uma honra ter sido um dos primeiros a ter a placa instalada. Estava ansioso por este momento”, disse Junior.

“A placa preta no modelo Mercosul acabou perdendo um pouco do seu encanto e o segmento não se sentiu acolhido com as normas. E nós entendíamos que era possível mudar a placa preta. Sugerimos uma placa destinada ao uso no território nacional, a qual pudemos regulamentar pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Este exemplo é para mostrar que tudo é possível com diálogo”, afirmou Furtado.

Além disso, o encontro teve como objetivo apresentar o sindicato aos empresários do setor, bem como suas propostas, projetos e ações já em desenvolvimento. “O segmento dos estampadores de placa merece atenção. Eles fazem uma parte muito importante de segurança, que é a identificação dos veículos. Então o Detran e vocês precisam trabalhar juntos e em equilíbrio”, disse Furtado.

PLACA PRETA – A placa preta retorna com detalhes requisitados por colecionadores de veículos antigos e a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA). O novo modelo foi definido por meio de uma consulta pública. O texto prevê a utilização restrita em território nacional para carros que mantenham 80% de sua originalidade.

(Agência Estadual de Notícias)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.