Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Assessoria Prefeitura Publisher do OBemdito

UBS Jardim Lisboa realiza encontro para debater malefícios do tabaco no meio ambiente

O Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado nesta terça-feira (31), foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a […]

Foto: Prefeitura de Umuarama
Foto: Prefeitura de Umuarama
UBS Jardim Lisboa realiza encontro para debater malefícios do tabaco no meio ambiente
Assessoria Prefeitura - OBemdito
Publicado em 31 de maio de 2022 às 20h15 - Modificado em 31 de maio de 2022 às 20h15
Gastro Umuarama

O Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado nesta terça-feira (31), foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar a população sobre os malefícios que o cigarro traz para a saúde. Em Umuarama, participantes do Programa de Combate ao Tabagismo, da UBS Jardim Lisboa, participaram de um encontro para discutir o tema ‘Tabaco: uma ameaça ao meio ambiente’.

O grupo analisou os danos ao meio ambiente, derivado da produção, uso e descarte de produtos à base de tabaco. “Quanto mais informações temos sobre o cigarro, mais argumentos temos para incentivar uma vida sem a utilização de produtos com tabaco. Este 31 de maio é um dia importante para alertar a população sobre as doenças evitáveis e mortes relacionadas ao tabagismo”, afirma Jaqueline de Bortoli Shirabayashi, diretora de Atenção Primária em Saúde.

Ela chama a atenção para um dado alarmante: o tabaco é a causa de mais de 8 milhões de mortes de pessoas ao ano, em todo o mundo, além de ser responsável direto por mais de 80% dos casos de câncer de pulmão.

“A Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama vem realizando uma série de ações que visam auxiliar os usuários que desejam parar de fumar, por meio de grupos de combate ao tabagismo, onde os pacientes recebem auxílio profissional para cessar o hábito de fumar”, conta Jaqueline, acrescentando que as pessoas interessadas em parar de fumar devem procurar a UBS mais próxima à sua residência. “Todo o apoio e suporte é gratuito”, finaliza.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.