Prefeitos vencedores da XI edição do prêmio | Foto: Inove Fotografia

Paraná

Tapejara e Cafezal do Sul concorreram na etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Prefeitos vencedores da XI edição do prêmio | Foto: Inove Fotografia
Tapejara e Cafezal do Sul concorreram na etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor
Redação
OBemdito
1 de junho de 2022 20h40

Os prefeitos de Tapejara e de Cafezal do Sul foram os representantes da região noroeste na etapa estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, uma iniciativa de reconhecimento aos gestores públicos municipais que implantaram projetos com resultados comprovados de desenvolvimento dos pequenos negócios e modernização da gestão.

O prefeito de Tapejara, Rodrigo de Oliveira Souza Koike, o Pezão, chegou à final na categoria Governança Regional e Cooperação Intermunicipal por criar o programa “Compra Tapejara”, desenvolvido em parceria com o Sebrae Paraná, e regulamentado por meio de um decreto municipal.

“As contratações eram vistas apenas como processos operacionais de aquisição de produtos e serviços para manutenção dos serviços públicos. O município sofria com participação de empresas de fora, que levavam a maior parte de seus recursos”, exemplifica Pezão.

A partir de uma parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Tapejara (ACIT), o programa foi divulgado e os empresários sensibilizados. Em 2021 o município chegou a comprar 49,78% de micro e pequenas empresas locais, praticamente a metade. “Isso comprova que nossas iniciativas de elaboração e divulgação do planejamento apresentaram-se até aqui, efetivas”, diz o prefeito.

Entre 2018 e 2021, nas compras públicas, 115 microempreendedores individuais (MEI) foram contratados pelo município. “Saímos de 1,93% do percentual das contratações com MEI locais em 2018 para 5,03% em 2021. No acumulado de 2018 a 2021, 14,74% de tudo o que o município contratou foram de microempreendedores individuais”, comenta o prefeito.

O outro finalista na categoria Empreendedorismo na Escola, o prefeito de Cafezal do Sul, Mario Junior Kazuo da Silva. OBemdito tentou contato, mas a informação foi de que ele estava fora da cidade.

Infelizmente nenhum dos representantes da região venceu. No total, 20 prefeitos paranaenses foram finalistas em 8 categorias: Desburocratização; Governança Regional e Cooperação Intermunicipal; Marketing Territorial e Setores Econômicos; Cidade Empreendedora; Empreendedorismo na Escola; Inovação e Sustentabilidade; Sala do Empreendedor; e Compras Governamentais.

PREMIAÇÃO

A entrega da premiação aconteceu na noite de terça-feira (31/05), em Curitiba. Os vencedores da etapa estadual vão para Brasília, disputar a etapa nacional no dia 28 de junho. O diretor-superintendente do Sebrae Paraná, Vitor Roberto Tioqueta, afirmou que a soma dos esforços no desenvolvimento de projetos bem estruturados, com a visão de desenvolvimento com base nas micro e pequenas empresas, é essencial para se ter municípios cada vez mais fortes.

Fernando Moraes, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraná e presidente da Faciap, afirmou que há 20 anos o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor destaca iniciativas que são modelos na gestão pública. “Preparar o ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas, aumentar sua participação nas compras públicas, capacitar empresários e orientar quem deseja empreender são fatores que permeiam as políticas públicas dos municípios participantes da premiação”, avaliou.

O vice-governador do Paraná e presidente da Fecomércio PR, Darci Piana, destacou o reconhecimento de ações municipais em todos as regiões, independente do porte. “Não importa se municípios pequenos, médios ou grandes, em todos vemos iniciativas que valorizam os pequenos negócios, o que é fundamental para as cidades e o Estado continuar crescendo”, pontuou.

Prefeitos vencedores da XI edição do prêmio:

– Desburocratização: prefeito Heraldo Trento, de Guaíra, com o projeto “Guaíra Desburocratizando o Desenvolvimento”.

– Governança Regional e Cooperação Intermunicipal: prefeito Marcelo José Bernardelli Palhares, de Jacarezinho, com o projeto “Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro”.

– Compras Governamentais: prefeito Marcelo Belinati, de Londrina, com o “Programa Compra Londrina: Estratégia de Retomada Econômica pós-Covid19”.

– Marketing Territorial e Setores Econômicos: prefeito Luiz Carlos Beletti, de Tupãssi, com o projeto “Tupãssi Que Me Faz Tão Bem”.

– Cidade Empreendedora: prefeito Francisco Lacerda Brasileiro, de Foz do Iguaçu, com o projeto “FozDesenvolve”.

– Empreendedorismo na Escola: prefeito Fábio de Oliveira D’Alécio, de Ubiratã, com o projeto “Empreendedores do futuro: cooperação, parceria e inovação”.

– Inovação e Sustentabilidade: prefeito Celso Fernando Góes, de Guarapuava, com o projeto “Inova Guarapuava”.

– Sala do Empreendedor: prefeita Elizabeth Silveira Schmidt, de Ponta Grossa, com o projeto “Sala do Empreendedor: inovação para incluir e desenvolver”.

(Reportagem OBemdito e V Vale)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.