Foto: Albari Rosa/AEN

Paraná

DER ainda não tem data definida para inauguração das obras da Estrada Boiadeira

Foto: Albari Rosa/AEN
DER ainda não tem data definida para inauguração das obras da Estrada Boiadeira
Redação
OBemdito
12 de junho de 2022 11h45

As obras de pavimentação da Estrada Boiadeira seguem em andamento e entram na fase final . O trecho liga o Mato Grosso do Sul a Umuarama. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) a pavimentação e as obras de arte especiais estão praticamente concluídas.  A entrega do trecho poderá ser realizada nas próximas semanas, porém ainda não há uma data definida, como divulgada recentemente em Umuarama.

São 46,91 quilômetros de implantação de asfalto no total, com início na divisa com o Mato Grosso do Sul, no distrito de Porto Camargo, em Icaraíma, até Umuarama. O pacote contempla ainda dois contornos (Santa Eliza e Icaraíma) e obras de arte especiais, com investimento total de R$ 232,8 milhões, fruto de um convênio com a Itaipu Binacional. Estão em execução, nesse momento, as obras de arte, como viadutos, pavimentação, terraplanagem e estruturação dos sistemas de drenagem.

A Boiadeira foi dividida em três lotes e as obras atuais fazem parte do chamado Lote 1. O DNIT está encaminhando o chamamento da empresa que venceu a licitação do Lote 2, entre a Serra dos Dourados e Cruzeiro do Oeste. Serão 37 quilômetros de obras, passando pela localidade de Lovat e coexistindo com a PR-323.

Essas conexões alcançam o Lote 3, o primeiro a sair do papel, em 2013, entre Cruzeiro do Oeste e Campo Mourão. Há expectativa de encerrar a revitalização da Boiadeira nos próximos cinco anos, com mais de 150 quilômetros no Paraná. Essa será uma das principais ligações do Paraná com o Mato Grosso do Sul, os dois maiores produtores agrícolas do País. “Tudo isso se reflete nos custos logísticos da produção. O ganho de eficiência no transporte representa uma transformação para a região”, acrescentou Ratinho Junior.

(Redação, com informações Agência Estadual de Notícias)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.