Foto: Prefeitura de Umuarama

Esporte

Equipe Tigres do Basquete faz bonito e conquista três vitórias em etapa inicial de campeonato

Foto: Prefeitura de Umuarama
Equipe Tigres do Basquete faz bonito e conquista três vitórias em etapa inicial de campeonato
Assessoria Prefeitura
OBemdito
25 de maio de 2022 09h11

A equipe Tigres de Umuarama fez bonito na primeira etapa do Campeonato Paranaense de Basquetebol em Cadeira de Rodas, nos dias 21 e 22 deste mês na cidade de Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba). Foram três vitórias em confrontos contra equipes de peso na modalidade, no Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves.

Na manhã de sábado Umuarama venceu por 52 a 33 a equipe de Londrina e à tarde derrotou o selecionado de Cascavel por 50 a 42. A participação na etapa inicial do Paranaense foi encerrada com outra vitória na manhã do domingo: 56 a 34 sobre a equipe de Castro. A etapa teve seis equipes do interior e da região metropolitana. A próxima rodada está prevista para Umuarama, em agosto.

O secretário de Esportes e Lazer do município, Jeferson Ferreira, disse que nas atividades ofertadas por sua secretaria o objetivo é sempre atender à comunidade umuaramense como um todo, crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiências.

“A equipe Tigres do Basquete em Cadeiras de Rodas é resultado desse trabalho. Quanto mais pessoas ativas tivermos em nossa cidade, mais saudável ela será no futuro. A equipe é uma parceria da Prefeitura com a Adefiu (Associação dos Deficientes Físicos de Umuarama) e a Universidade Paranaense (Unipar), com total apoio do prefeito Hermes Pimentel”, completou, parabenizando os atletas e a comissão técnica, dirigida pelo treinador Itamar Júnior.

O presidente da Federação Paranaense de Basquete em Cadeira de Rodas, Carlos Avelar, também agradeceu os apoiadores e as equipes participantes. “Temos 12 equipes no Paraná. Por conta da pandemia o pessoal está voltando agora, mas estamos de novo reunidos com seis equipes nesta primeira etapa. Vai ser um campeonato forte, com todos bem preparados, lutando pelo título”, declarou.

Na arquibancada, o atleta Alexandre Bandeira, do Coritiba Monster, deu um depoimento sobre a inclusão pelo esporte. “O esporte é mais do que profissionalismo da parte do atleta, é uma forma de incluir as pessoas porque nem todo mundo se torna atleta de ponta. É importante as pessoas manterem vínculos com os deficientes, para eles voltarem a ter uma rotina, um ciclo, e ter a certeza que eles podem ter uma vida ativa”, afirmou.

O atleta, que se tornou cadeirante aos 13 anos, garante que o basquete lhe deu a oportunidade de interagir com outros deficientes e voltar a ter uma vida social. “É muito mais do que inclusão”, resumiu.

A equipe Tigres de Umuarama é composta pelos atletas Alexsandro Soares Coelho, José Edvaldo de Sousa, Sebastião Gildo Batista, Dirceu Francisco de Oliveira, Douglas Menezes dos Santos, Everaldo Reduzino, Carlos Carmo Gonçalves, Giliarde Mendonça Rufino, Bruno D’Elia Matzke, Anderson Correia da Silva e Emerson Correia da Silva. A comissão técnica tem Itamar Inácio da Silva Júnior, Ademir Westphal e Reni Dercilio Cordeiro.

RESULTADOS

1ª Etapa do Campeonato Paranaense de Basquete em Cadeira de Rodas

Sábado (21/05) – Adefiu/Unipar/Umuarama 52×33 Londrina Pernas Preciosas; Titãs Instituto Reagir 29×59 Cascavel/APAC; Coritiba Monster/ BCR 36×70 Castro BCR/Leões do Iapó; Adefiu/Unipar/Umuarama 50×42 Cascavel/APAC; e Londrina Pernas Preciosas 54×62 Castro BCR/Leões do Iapó

Domingo (22/05) – Titãs Instituto Reagir 59×58 Coritiba Monster/BCR; Adefiu/Unipar/Umuarama 56×34 Castro BCR/Leões do Iapó.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.