Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Umuarama: Curso de corte e costura industrial agora aceita alunos adolescentes

Os interessados poderão realizar a inscrição até 4 de junho e o início das aulas será em 5 de julho

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Umuarama: Curso de corte e costura industrial agora aceita alunos adolescentes
Redação - OBemdito
Publicado em 25 de maio de 2021 às 16h07 - Modificado em 25 de maio de 2021 às 20h47
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PR) está com inscrições abertas para os cursos das Carretas do Conhecimento, parceria que envolve a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, a Fundação Volkswagen e as Agências do Trabalhador.

Umuarama foi contemplada com o curso de corte e costura industrial e a possibilidade de até três turmas de 20 alunos, totalizando 60 participantes. E agora, adolescentes de 16 a 18 anos também poderão participar.

Os interessados poderão realizar a inscrição até 4 de junho e o início das aulas será em 5 de julho, com todos os cuidados para evitar a transmissão do coronavírus. O cadastro deve ser feito no site www.justica.pr.gov.br, no banner Carreta do Conhecimento 2021. “Se houver dificuldade para se inscrever pelo site basta ir até a agência (Av. Rio Branco, esquina com Rua Ney Braga).

Uma funcionária ajudará na inscrição e nem é necessário agendamento, só procurar a recepção”, explicou o gerente da Agência do Trabalhador de Umuarama, Reginaldo Barros.

Por conta da pandemia as aulas serão 75% on-line, por Ensino a Distância (EAD), e 25% de forma presencial. As aulas on-line terão todo o suporte dos parceiros. Já para as aulas presenciais, os alunos serão submetidos a testes rápidos da Covid-19, medição de temperatura e ao cumprimento das medidas sanitárias de prevenção (uso de máscara, álcool em gel e distanciamento adequado).

O secretário de Indústria, Comércio e Turismo do município, Edvaldo Ceranto Júnior, disse que o curso atende à proposta da Secretaria Municipal de Assistência Social, podendo inscrever pessoas em situação de rua e usuários do Centro POP e dos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social).

Para participar das Carretas do Conhecimento é necessário ter ensino fundamental, conhecimentos de informática básica e possuir smartphone; 20% das vagas são reservadas para mulheres e 10% para idosos.

Como alguns municípios manifestaram interesse em matricular alunos menores de 18 anos, foi definido em conjunto pelos parceiros que interessados poderão ser aceitos, especialmente se viverem em situação de vulnerabilidade e com a família inscrita em algum programa de auxílio oficial.

Candidatos de 16 a 18 anos podem participar das turmas da tarde (das 12h30 às 15h30 e das 15h45 às 18h45). “Está vedada a participação de menores nas turmas da noite. Com esta flexibilização ajudaremos os municípios a fecharem as turmas, já que alguns estão enfrentando dificuldades quanto aos horários”, disse o gerente da Agência do Trabalhador.

Para os municípios da 2ª etapa, que já estão com suas turmas fechadas, a orientação é continuar da forma que estão. “A novidade vale para os municípios onde ainda restam vagas disponíveis e os da 3ª etapa, que poderão receber adolescentes com 16 anos completos”, reforça Reginaldo Barros. A participação nos cursos é gratuita e contribui para áreas em que há grande carência de mão de obra neste momento, na cidade e região. Mais informações na Agência do Trabalhador ou pelo e-mail carretasdoconhecimento@sejuf.pr.gov.br.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.