O ritmo de contratações de trabalhadores continua acelerado em Umuarama. Entre janeiro e abril deste ano 917 vagas foram preenchidas com a intermediação da Agência do Trabalhador – número 47,4% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando houve 622 contratações.
Já segundo os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência, foram 4.723 admissões entre janeiro e março deste ano (volume global) e 4.142 no primeiro trimestre de 2021 – alta pouco superior a 14%.
O maior volume de contratações ocorreu no comércio (1.513 postos de trabalho), seguido pelo setor de serviços (1.702) e pela indústria (1.164). Descontados os desligamentos ocorridos nos três primeiros meses do ano (que foram 4.512) o saldo do período manteve-se positivo (211). os números de abril serão divulgados no início de junho.
O desempenho do mercado de trabalho tem se mantido neste nível devido à expansão da atividade em várias empresas comerciais, da área de serviços também da indústria. Uma delas é a Levo Alimentos, que vai aumentar o abate de aves com a implantação do segundo turno de trabalho. Para preencher todas as vagas, a empresa tem contado com o apoio da Agência do Trabalhador de Umuarama, da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, na intermediação de mão de obra.
Além de disponibilizar vagas na cidade, a equipe da agência tem estendido o atendimento aos trabalhadores desempregados nos distritos. “Já foram realizadas entrevistas com candidatos de Santa Eliza e Serra dos Dourados e na manhã desta terça-feira, 10, a seleção de trabalhadores aconteceu em Lovat, onde cerca de 30 candidatos se apresentaram para as 90 vagas ofertadas”, informa o secretário da Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva.
Este foi um primeiro contato com os moradores dos distritos e o trabalho continuará em etapas. “Uma equipe da agência orienta os candidatos, recebe currículos, realiza ou atualiza cadastros e agenda as entrevistas, que geralmente são realizadas no dia seguinte. Os trabalhadores que forem contratados nos distritos terão transporte oferecido pela empresa”, lembra o gerente da agência, Reginaldo Barros.
Segundo o gerente, novas entrevistas serão agendadas para os distritos com uma equipe de Recursos Humanos da empresa. “Em Serra e Santa Eliza faremos uma nova convocação em breve. A indústria tem necessidade urgente de contratação de mão de obra, que pode inclusive ser estendida a outras cidades da região caso não seja suprida em Umuarama”, acrescentou.
Por determinação do prefeito Hermes Pimentel, a Prefeitura está organizando um projeto de interiorização para levar – no período aproximado de uma semana – uma ampla gama de serviços públicos de forma concentrada nos distritos, com o atendimento de várias secretarias municipais. Uma das ações será o recrutamento de moradores para as centenas de vagas disponibilizadas diariamente no sistema público de emprego, por intermédio da Agência do Trabalhador. Apenas nesta terça-feira foram ofertadas 654 vagas.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais