Umuarama

Umuarama registra o dia mais frio do ano até o momento e sensação térmica de 5ºC

Previsão indica que a temperatura máxima nesta segunda-feira deve chegar aos 20ºC na Capital da Amizade

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Umuarama registra o dia mais frio do ano até o momento e sensação térmica de 5ºC
Jaqueline Mocelin
OBemdito
24 de maio de 2021 11h49

Os umuaramenses acordaram com sensação de mais frio nesta segunda-feira (24). De acordo com o instituto de meteorologia Simepar, na Capital da Amizade foi registrado o dia mais frio do ano (pelo menos até agora), com temperatura de 7,4ºC e sensação térmica 5ºC. Antes disso, a temperatura mais baixa registrada em 2021 tinha sido de 11,1ºC na cidade.

Ao longo do dia a temperatura deve variar entre 5ºC e 20ºC em Umuarama. Por volta do meio dia a temperatura estava na casa dos 17ºC. Na terça-feira (25) previsão de mínima de 9ºC e máxima de 23ºC, com dia parcialmente nublado e pancadas de chuva.

Conforme o meteorologista Paulo Ricardo Bardou Barbieri, a massa de ar frio e seco que atua sobre o estado desde o domingo (23), fez com que no amanhecer desta segunda-feira fossem registradas as menores temperaturas do ano em diversas estações meteorológicas do Simepar. A tabela mostra os municípios (estações) que registraram as menores temperaturas do ano (confira abaixo).

A semana está iniciando com tempo estável em todas as regiões, porém o frio é rigoroso como ilustra a figura (mapa abaixo). Não houve o registro de temperaturas negativas, mesmo assim foram registrados núcleos muito frios no Oeste (Cascavel e Toledo), Centro (Guarapuava) Campos Gerais (Telêmaco Borba) e no Norte Pioneiro (Cambará). Na Região Metropolitana de Curitiba as mínimas oscilaram entre 4,8 °C na Lapa e 6,7 °C em Curitiba.

Na terça-feira, a massa de ar polar segue atuando sobre o estado mantendo o tempo estável, com pouca nebulosidade e sem chuvas. Assim, as condições seguem favoráveis para a formação de geadas ao amanhecer, especialmente nas regiões oeste, sudoeste, centro-sul do Paraná. No decorrer da tarde, as temperaturas seguem amenas.

LEIA TAMBÉM