Foto de Assessoria Prefeitura Assessoria Prefeitura Publisher do OBemdito

Infestação predial pelo mosquito da dengue recua, mas ainda está elevada em Umuarama

Infestação predial pelo mosquito da dengue recua, mas ainda está elevada em Umuarama
Foto: PMU
Foto de Assessoria Prefeitura
Publicado em 9 de maio de 2022 às 18h12 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 07h15

De acordo com o novo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa), realizado nesta semana, entre os dias 2 a 6 deste mês, mostrou um pequeno recuo no Índice de Infestação Predial (IIP) de Umuarama – em comparação com o anterior, apurado entre 7 a 11 de março –, mas manteve o nível de alerta: conforme os dados apurados, foram encontrados focos do mosquito transmissor da dengue em 2,3% dos imóveis visitados.

O índice está bem acima do preconizado pela Organização Mundial da Saúde – de no máximo 1% –, com a situação mais grave na região da unidade de saúde do Parque Industrial, seguida pelo Sonho Meu, Jardim Lisboa e Jardim Panorama – onde a infestação oscila entre 4,2% e 5,9%. Nas regiões de 10 unidades de saúde a variação ficou entre 0,9% e 3,4% e nas quatro restantes não foram encontrados focos do mosquito.

Na avaliação por localidade, a região da Igreja São Paulo apresentou o índice mais elevado (19,2%), seguida pelo Colégio Souza Naves (12%) e pelo Alto São Francisco (10,7%). A situação é de alerta também nos jardins Alto da Glória (9,1%) e Império do Sol (8,1%), no Lar Rotary (7,4%), no Parque Cidade Jardim (6,8%), Jardim Cruzeiro (6,5%) e Panorama (6,1%).

Em 17 localidades o IIP ficou acima do nível aceitável, variando de 2% a 4,8%, enquanto nos imóveis das 35 localidades restantes (bairros, praças, escolas e igrejas) não foram encontradas larvas do mosquito. Durante o levantamento, realizado pela equipe do Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental, foram visitados cerca de 2.100 imóveis

A alta incidência de focos do mosquito transmissor e a ocorrência de casos positivos em todas as regiões da cidade reforça o alerta de que o surto de dengue possa se transformar em epidemia. “Nossas equipes estão empenhadas com combate ao mosquito, eliminação de focos e orientação aos moradores, mas a população precisa fazer a sua parte. É necessário gastar uns minutos do dia e percorrer o quintal para eliminar materiais que possam acumular água”, recomenda o secretário municipal da Saúde, Herison Cleik da Silva Lima.

Umuarama já acumula 1.299 notificações de suspeita de dengue, com 590 casos positivos e outros 70 em investigação. “Só com o empenho de todos vamos superar este desafio e conter o avanço da doença, antes que comece a fazer vítimas. Já temos casos de dengue com complicações e registros na zona rural e nos distritos”, completou o secretário.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.