Umuarama

Campanha Faça Bonito tem ações para proteger crianças vítimas de abusos sexuais

Diariamente crianças e adolescentes são expostos às mais diferentes formas de violência em praticamente todos os ambientes que frequentam. E, diante desta realidade, a Secretaria de Saúde de Umuarama, por meio da Coordenadoria de Saúde Mental, desenvolveu uma série de ações para evidenciar o 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A psicóloga Nathalia Ynae Marrique Giroldo chama a atenção para a responsabilidade das famílias, da sociedade e do poder público no envolvimento em discussões e atividades de prevenção ao abuso e exploração sexual. “É fundamental que todos tenham a compreensão de que as vítimas não têm a percepção do que é o abuso sexual, por isso é fundamental jamais acusar, julgar, apontar ou tratar a vítima como culpada”, observa.

Ela destaca ainda a importância do trabalho em rede, como o realizado nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), que o município disponibiliza como porta de entrada para o atendimento de pessoas em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados. “Nos Creas possuímos equipes multidisciplinares, com profissionais capacitados para oferecer todo apoio necessário, tanto às crianças e adolescentes que possam estar nesta situação, quanto aos familiares”, esclarece Natália.

A coordenadora de Saúde Mental alerta a população para que, havendo alguma suspeita, é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. “A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Vale ressaltar que a denúncia pode ser feita também à Polícia Militar, pelo número 190, ou à Polícia Rodoviária Federal, pelo 191”, indica.

AÇÕES INTEGRADAS

Além da Coordenadoria de Saúde Mental, a Prefeitura de Umuarama também tem ações especiais programadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social durante todo o mês de maio. Segundo a secretária Adnetra Vieira dos Prazeres Santana, a campanha “Faça Bonito” tem uma séria de ações que priorizam a prevenção à violência por meio da informação. “Teremos capacitações de equipes dos Cras (Centros de Referência em Assistência Social), entrevistas já agendadas em diversos veículos da imprensa e palestras em repartições, instituições e órgãos públicos, entre outras ações”, relata.

Sandra Prates, chefe de divisão de Proteção Especial, destaca que a sensibilização da população por meio de campanhas e materiais informativos e a oferta de formação em proteção integral da criança e do adolescente no espaço doméstico e nos espaços sociais, como a escola, também são fundamentais para compor o sistema de garantias dos direitos da criança e do adolescente. “Maio concentra ações especiais, porém é preciso registrar que é preciso oferecer proteção às crianças e adolescentes todos os dias do ano”, afirma.

Assessoria Prefeitura

Recent Posts

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

11 minutos ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

37 minutos ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

49 minutos ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

1 hora ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

1 hora ago

Mulher é presa após sequestrar amante do marido no Paraná

Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais