Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Eclipse solar poderá ser observado da América do Sul neste sábado

Visível principalmente nas regiões mais ao Sul da América do Sul, um Eclipse Solar poderá ser observado neste sábado (30). […]

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil
Eclipse solar poderá ser observado da América do Sul neste sábado
Redação - OBemdito
Publicado em 30 de abril de 2022 às 13h03 - Modificado em 30 de abril de 2022 às 13h03
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

Visível principalmente nas regiões mais ao Sul da América do Sul, um Eclipse Solar poderá ser observado neste sábado (30). O fenômeno também estará disponível aos que não tiverem a oportunidade de visualizá-lo, através do canal do Observatório Nacional, em tempo real no YouTube.

O acontecimento está previsto para acontecer às 15h45, e é o primeiro de dois eclipses que acontecerão em 2022, apesar de ambos não serem visíveis do Brasil. A transmissão ao vivo será iniciada às 15h.

Na live, o Observatório irá prestar algumas explicações sobre como acontecem os eclipses e exibirá imagens de outro fenômeno, visto de Marte. “São imagens obtidas do ponto de vista marciano, flagradas pelo rover Perseverance, que está em Marte. O vídeo mostra o momento em que a lua Fobos passou em frente ao Sol. É imperdível”, relataram.

Sobre o fenômeno

De acordo com informações do Observatório Nacional, um eclipse solar acontece quando a Lua – o satélite natural do Planeta Terra – se posiciona entre o nosso planeta e o Sol. A sombra mais escura projetada pela lua recebe o nome de umbra. Em torno dela se forma a penumbra, onde a luz solar bloqueada parcialmente.

O evento tem uma frequência aproximada de acontecer a cada 18 meses, porém a faixa terrestre onde ele se torna visível acaba sempre sendo muito estreita, o que torna o acontecimento raro para a população.

Cuidados

Visando evitar queimaduras na retina e outros problemas de visão, população nunca deve tentar observar um eclipse solar a olho nu. As recomendações são de que a população que queira ver o fenômeno no céu deve procurar o chamado “vidro de solda”, disponível em lojas de ferragens, e observem através do vidro. A tonalidade deverá ser, no mínimo, 14, do objeto.

(Com informação RIC Mais)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.