Umuarama

Temperaturas amenas favorecem para o surgimento de caramujos no Bosque Uirapuru

Com as temperaturas mais amenas e a alta umidade do ar começa a aparecer os chamados “caramujos africanos” no Bosque Uirapuru em Umuarama. O controle deve ser feito um a um, mas por ser um vetor de transmissão de verminose, o manejo do molusco requer cuidado.

Quem caminha pelo Bosque Uirapuru encontra em vários locais a presença do molusco. O caramujo africano tem hábitos noturnos, porém com as temperaturas amenas eles também se alimentam durante o dia. Nesta época do ano, é comum ver o caramujo buscando por alimentos por entre as árvores, folhas e postes.

A Vigilância Ambiental informou que realiza o manejo dos caramujos no Bosque Uirapuru com frequência. Nos últimos meses o serviço foi interrompido devido ao aumento das demandas do combate à dengue, que é feito pelas mesmas equipes.

No próximo sábado (30) equipes da Vigilância Ambiental irão realizar uma coleta de caramujos no bosque.  Os animais são recolhidos, ensacados e enterrados com cal no aterro sanitário do município. Esse aumento na visualização dos caramujos ocorre devido às condições climáticas favoráveis (calor e alta umidade).

PRAGA

O caramujo gigante africano foi introduzido no país no final da década de 1980, oriundo do leste e nordeste africanos, como substituto ao escargot. A espécie (Achatina fulica) chegou ao Brasil por meio de uma feira realizada no Paraná. Duas zoonoses podem ser transmitidas pelo molusco – meningite eosinofílica, causada pelo verme Angiostrongylus cantonensis, que passa pelo sistema nervoso central e se aloja nos pulmões; e a angiostrongilíase abdominal, com casos já registrados no Brasil. A doença, causada pelo parasito Angiostrongylus costaricensis, muitas vezes é assintomática, mas em alguns casos pode levar à morte por perfuração intestinal e peritonite.

Redação

Recent Posts

Dono de burro que precisou de eutanásia é multado em R$ 3 mil pela Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…

8 horas ago

Condutor de moto fica em estado grave após colisão com ciclista na Estrada Canelinha

Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…

9 horas ago

A geografia do crime e o desafio para encontrar os suspeitos da chacina de Icaraíma

A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…

10 horas ago

São Jorge do Patrocínio recebe noite de louvor e adoração com o ministério Filhos do Homem

São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…

11 horas ago

Umuarama: Moto furtada de trabalhador é localizada; confira o vídeo do momento do crime

A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…

11 horas ago

Carro e motocicleta se envolvem em acidente em cruzamento de avenidas de Umuarama

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais