Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Jaqueline Mocelin Publisher do OBemdito

Hemonúcleo de Umuarama está sem sangue O negativo; faça sua doação

São necessárias doações urgentes para repor os estoques

Foto: Divulgação Hemonúcleo de Umuarama
Foto: Divulgação Hemonúcleo de Umuarama
Hemonúcleo de Umuarama está sem sangue O negativo; faça sua doação
Jaqueline Mocelin - OBemdito
Publicado em 21 de maio de 2021 às 11h04 - Modificado em 21 de maio de 2021 às 20h07
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

O Hemonúcleo de Umuarama fez um chamamento via redes sociais nesta sexta-feira (21) para doadores de sangue do tipo O negativo, cujo estoque está zerado. Conforme a postagem, quem é sangue O negativo, só pode receber O negativo. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 15h30. É necessário levar o documento de identificação com foto.

A recomendação é para que os doadores façam o agendamento da coleta através do telefone (44) 3621-8300 ou do site do Hemepar (clique aqui). O Hemonúcleo está localizado na avenida Manaus, 4.444, no Centro Cívico. Com o agendamento, o doador chega ao banco de sangue instantes antes da coleta, não precisa aguardar em fila e é atendido com agilidade, sendo liberado na sequência. Todo o trâmite está demorando no máximo 1 hora, conforme foi informado pela equipe do Hemonúcleo.

Caso a pessoa não possa comparecer no dia agendado é solicitado que remarque a doação ou faça o cancelamento, para que o horário possa ser usado por outros.

Quem pode doar

Pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores (entre 16 e 18 anos) é necessário o consentimento dos responsáveis e entre 60 e 69 anos a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos.

É preciso pesar no mínimo 50 quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar e não estar de jejum. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.