Redação Publisher do OBemdito

7º Batalhão da Polícia Militar presta homenagem ao patrono Tiradentes

Na manhã desta quinta-feira (21), às 9h30, comando, oficiais e praças do 7º Batalhão de Polícia Militar realizaram solenidade comemorativa […]

7º Batalhão da Polícia Militar presta homenagem ao patrono Tiradentes
Redação - OBemdito
Publicado em 21 de abril de 2022 às 11h00 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 08h30

Na manhã desta quinta-feira (21), às 9h30, comando, oficiais e praças do 7º Batalhão de Polícia Militar realizaram solenidade comemorativa ao Dia de Tiradentes, patrono das polícias militares do Brasil.

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, nasceu no dia 12 de novembro de 1746, na Fazenda Pombal, em Minas Gerais. Foi dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar no posto de Alferes (primeira patente de um oficial-tenente) e ativista político que atuou no Brasil colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Foi executado no dia 21 de abril de 1792. É reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira e considerado o patrono cívico do Brasil e herói nacional. Seu nome consta no livro de aço do Panteão da Pátria e da Liberdade.

Na solenidade, a primeira ocorrida após dois anos de pandemia, foi entoado o Hino Nacional e, na sequência, realizada uma homenagem ao Policial Destaque Operacional do mês, por sua dedicação e comprometimento como profissional de Segurança Pública.

Na continuidade dezesseis policiais militares da Unidade foram condecorados com a “Medalha Sentinelas do Progresso”, criada para homenagear policiais militares, civis e entidades públicas e privadas pelos relevantes serviços prestados ao 7º Batalhão de Polícia Militar e à segurança pública nos municípios que compreendem a área de atuação do 7º BPM.

Para o encerramento foi realizada a leitura da mensagem do comandante geral da Polícia Militar, coronel Hudson Leôncio Teixeira aos militares. Logo após a tropa realizou o desfile encerrando a solenidade, que também contou com a presença de autoridades civis.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.