Paraná

Casos de dengue confirmados na Regional de Saúde de Umuarama saltam para 762

O boletim semanal da dengue registra mais 3.725 casos da doença no Paraná, um aumento de 47% em relação aos números do informe anterior, de 29 de março. O boletim foi divulgado na terça-feira (5).

Na semana anterior o número de casos positivos na 12ª Regional de Saúde de Umuarama era de 559. Nesta terça a quantidade saltou para 762.

O boletim traz mais de 52 mil notificações, com 11.678 confirmações verificadas no atual período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e segue até julho de 2022. 

Dos 353 municípios que registraram notificações de dengue, 258 confirmaram a doença. Destes, 26 confirmaram seus primeiros casos autóctones no período, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência dos pacientes. Nesta semana, não houve registro de óbito.

Diante do cenário atual, as equipes da Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde estão em alerta para o combate à proliferação do mosquito Aedes aegipty, transmissor da zika, chikungunya e dengue, doenças chamadas de arboviroses.

 A dengue é considerada endêmica em todo o Paraná. Várias ações estão sendo tomadas a fim de intensificar e implementar medidas de prevenção e controle, além daquelas já existentes.

Na próxima quarta-feira (13), a Secretaria da Saúde realizará uma reunião do Comitê Intersetorial de Controle da Dengue – primeiro encontro presencial desde o início da pandemia de Covid-19.

O Comitê foi criado em 2019 com o objetivo de implementar ações de mobilização para a intensificação do combate à doença e é composto por 13 secretarias, autarquias e órgãos do Governo do Estado.

CAMPANHA 

O Serviço Social do Comércio (Sesc/PR) e a Secretaria de Estado da Saúde também estão juntos na segunda edição da Campanha “Aqui o Mosquito Não Entra”. O intuito é conscientizar a população em uma força-tarefa contra o Aedes aegypti, transmissor da doença.

Uma das estratégias dessa parceria foi a criação de um aplicativo, em 2021, que pontua as várias ações realizadas nos municípios. Uma espécie de “jogo do bem”, em que os participantes, equipes, instituições de ensino e municípios que obtiverem a maior pontuação por eliminação do mosquito e criadouros serão premiados após o término da campanha. A iniciativa vai até 30 de abril.

Na primeira edição, em 2021, os 3.128 paranaenses de 249 municípios que participaram da campanha eliminaram 108.551 focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti.

ÓBITOS 

Duas pessoas já morreram em decorrência da dengue este ano no Estado: dois homens que residiam em Nova Esperança (Noroeste) e Arapongas (Norte).

TRANSMISSÃO 

As arboviroses (dengue, zika e chikungunya) são transmitidas pela picada do Aedes aegypti. É necessário ficar atento a possíveis criadouros do mosquito e, assim, eliminar esses locais de risco para evitar a propagação das doenças.

É fundamental que a pessoa identifique os sintomas das arboviroses para buscar o serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequado, o quanto antes.

Confira o boletim completo.

Agência Estadual

Recent Posts

Dono de burro que precisou de eutanásia é multado em R$ 3 mil pela Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…

48 minutos ago

Condutor de moto fica em estado grave após colisão com ciclista na Estrada Canelinha

Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…

2 horas ago

A geografia do crime e o desafio para encontrar os suspeitos da chacina de Icaraíma

A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…

3 horas ago

São Jorge do Patrocínio recebe noite de louvor e adoração com o ministério Filhos do Homem

São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…

3 horas ago

Umuarama: Moto furtada de trabalhador é localizada; confira o vídeo do momento do crime

A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…

4 horas ago

Carro e motocicleta se envolvem em acidente em cruzamento de avenidas de Umuarama

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais