Umuarama

Umuarama registra mais 36 pessoas com dengue e se aproxima de 200 casos

Umuarama apresentou piora no quadro da dengue. São 36 novos casos, elevando para 199 o acumulado desde o dia 1º de agosto de 2021. O Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental recebeu 66 novas notificações desde o último dia 20 (totalizando 613 no ano) e 17 suspeitas foram descartadas, enquanto 32 pessoas aguardam resultados de exames que podem confirmar ou não a contaminação.

Aumentou também o número de localidades com casos positivos – eram 51 na última semana e agora são 56, de um total de 115 em que a área urbana é dividida para o monitoramento dos casos – diferente da divisão para levantamento de infestação predial, que considera 60 localidades. Não houve óbitos nem casos graves de dengue ou sinais de alarme em Umuarama, no atual período, e até agora 382 suspeitas foram descartadas.

Nas regiões representadas por unidades básicas de saúde (UBS), a situação continua crítica no Centro de Saúde Escola – em situação de surto, com 81 casos – e nas áreas das UBS Posto Central (18 casos), Cidade Alta (9), Guarani/Anchieta (13), Jardim Cruzeiro (14), Jardim União (5), Panorama (19), Sonho Meu (4) e Vitória Régia (8), que continuam em situação de alerta.

Sete UBS permanecem com baixa incidência de casos e no 26 de Junho e Bem-Estar ainda não houve conformações para dengue, bem como as unidades de saúde de todos os distritos.

O clima dos últimos dias mantém o nível de alerta, com chuva e calor, condições que favorecem a reprodução do mosquito transmissor da doença. A Vigilância Ambiental intensificou as visitas aos bairros e orientou a população a eliminar possíveis criadouros.

Um ‘arrastão’ contra a dengue foi realizado durante a semana no Jardim São Cristóvão, que detém o maior índice de infestação predial por larvas do mosquito Aedes aegypti. Além de vistorias em todos os imóveis, tratamento e eliminação de focos e orientações sobre cuidados, os moradores limparam os quintais e colocaram nas calçadas móveis velhos e recipientes que poderiam acumular água.

Caminhões da Prefeitura recolheram toneladas de lixo e entulhos, que foram destinados ao aterro sanitário municipal. A ação será estendida a outros bairros, ao longo da semana.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Motociclista colide em defensa metálica da PR-082 e é socorrido pelo helicóptero do Samu

Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…

8 minutos ago

Surto psicótico mobiliza PM e Samu no Jardim Morumbi, em Altônia

Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…

35 minutos ago

Jovem empina moto na frente da PM e tem veículo apreendido em Iporã

Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…

51 minutos ago

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

1 hora ago

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

15 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais