A população de Umuarama contará com cinco pontos de entrega voluntária (PEV) de resíduos em diferentes regiões estratégicas da cidade. A medida adotada pela prefeitura pretende facilitar à população o descarte de móveis velhos, entulho de construção, galhos e materiais recicláveis.
Os locais já estão definidos e o projeto tem a parceria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) que, por meio de convênio, fornecerá dois caminhões e seis caçambas para o transbordo do material.
Com uma contrapartida R$ 16 mil, o município firmou convênio com o Instituto Água e Terra (IAT) para a cessão de um caminhão poliguindaste e seis caçambas estacionárias para coleta de resíduos.
“Os pontos de recolhimento – denominados ‘ecopontos’ – serão criados nos bairros Parque D. Pedro, Conjunto Habitacional Sonho Meu, Parque Industrial, Jardim São Cristóvão e Parque 1º de Maio, onde as caçambas serão disponibilizadas, e a sexta unidade será para a troca”, anunciou o secretário do Meio Ambiente, Rubens Sampaio.
O outro caminhão será destinado a esgotamento sanitário em fossas de prédios públicos ou imóveis residenciais, neste caso em atendimento a determinações da Justiça. O veículo equipado para limpar fossas terá contrapartida de R$ 15,1 mil da Prefeitura. O secretário explicou os ecopontos serão locais de entrega voluntária de pequenos volumes.
Recicláveis (papel, papelão, vidro e alumínio) também poderão ser levados aos espaços e de lá serão encaminhados às centrais de triagem do município.
“Os PEVs permitirão ainda viabilizar a logística reversa e despertar a consciência ambiental dos consumidores, demonstrando que com a cooperação e o envolvimento de todos é possível destinar os resíduos de forma ambientalmente correta”, acrescentou a chefe da Divisão de Arborização Urbana e Atero Sanitário, Rafaela Moreira.
Os locais escolhidos são hoje pontos de descarte irregular onde a população possui o hábito de dispensar materiais sem nenhum critério.
Com os ecopontos, o município receberá os materiais de forma ordenada. “Os materiais serão separados por tipo e dispostos em baias cercadas, facilitando o reaproveitamento. Recicláveis vão para a cooperativa, galhos e madeiras serão transformados em cavacos para agricultura, resíduo de construção vai para a usina de britagem e apenas os inservíveis serão dispensados no aterro sanitário, melhorando o ambiente e valorizando a região em que se encontram”, completou Rubens Sampaio.
O primeiro ecoponto será na rua Profeta Elizeu, ao lado do Cras I (no Parque Dom Pedro) com acesso pela rua Sagrada Família e avenidas dos Xetá, Rio Grande do Norte, Goiânia e Rondônia. Outro será no Conjunto Sonho Meu, na rua Cassimiro de Abreu (ao lado do Salão Comunitário) e atenderá ao Jardim Império do Sol, parques residenciais Itália II, Verona, Roma, Irani e Conjunto Ouro Branco.
Outro ponto será no Parque Artur Ramires, na avenida Florivaldo Ricieri (ao lado do campo de futebol), e vai abranger os parques Industrial, Colina Verde, Residencial Belo Horizonte e jardins Arco Iris, Viveiros, Alto da Glória e Pimentel.
O quarto ecoponto será no Jardim Nova América, na avenida Alexandre Ceranto, atendendo aos bairros São Cristóvão, Residencial Villa Nova, Jardim Beira Rio e Jardim Real.
Por fim, haverá um ecoponto no Jardim Nova América, na Rua dos Marceneiros, para os moradores da região dos parques 1º de Maio, Ilha da Madeira, Portugal, Ibirapuera e Jardim Pacífico. “Cada local terá um abrigo com uma pessoal responsável, será cercado com alambrado e terá identificadas as baias para descarte de cada tipo de resíduo”, finalizou Rafaela Moreira.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais